Editorial

Leia os editoriais diariamente de O TEMPO

Editorial

A corrida pela vacina

Publicado em: Ter, 30/06/20 - 03h00

Apesar dos avanços de pelo menos duas das 141 candidatas à vacina contra o coronavírus registradas na Organização Mundial da saúde (OMS), as peculiaridades da infecção desafiam os cientistas, e uma imunização segura não deve surgir antes de meados de 2021. Uma das iniciativas em busca da cura, da chinesa China National Biotec Group (CNBG), se mostrou eficiente em mais de mil voluntários, mas esse projeto ainda precisa ser testado em um número maior de pessoas.

As notícias que vieram da farmacêutica chinesa empolgaram o mercado, e as Bolsas europeias fecharam em alta, ontem, impulsionadas pela potencial vacina. Mas os cientistas são mais cautelosos e têm dúvidas, por exemplo, em relação à resposta do organismo humano à imunização contra a Covid-19. Pesquisas, como uma do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, apontam que pessoas assintomáticas apresentaram queda acentuada na quantidade de anticorpos três meses após a infecção. 
Outra frente de batalha é a vacina desenvolvida em Oxford, que está na fase 3, quando milhares de voluntários recebem as doses para atestar sua eficácia. Nesse caso, os testes em macacos mostraram limitações, segundo o médico Jorge Kalil, que estuda o coronavírus no Brasil. 

Enquanto os laboratórios não conseguirem desenvolver a vacina – e, talvez, até um bom tempo depois – o combate à doença dependerá de todos os povos e de seus governantes. 
Ameaças de uma segunda onda da infecção começam a surgir em alguns pontos do mundo. Até que todos tenham acesso à dose, a vida dos pacientes graves estará nas mãos dos sistemas de saúde. Infelizmente, o fim da pandemia não será anunciado do dia para a noite, como em um filme de ficção científica. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.