Editorial

Leia os editoriais diariamente de O TEMPO

Travessia necessária

Publicado em: Qua, 10/01/18 - 02h00

O Brasil vem passando por um longo processo de depuração moral de que muitos brasileiros não estão se apercebendo, vendo a corrupção de nossos costumes como um fenômeno estático, como se estivéssemos condenados definitivamente a esse “estado de coisas”.

No entanto, os constantes escândalos que vimos assistindo são como um despertar de uma longa letargia, com a sociedade estupefata com a ousadia e a desfaçatez de alguns cidadãos até então tidos como pessoas respeitáveis e acima de quaisquer suspeitas dos demais.

Não é preciso ainda ir para as ruas manifestar indignação. Mas a sociedade extravasa, a todo instante, sua consciência crítica e o desconforto da situação, enquanto demonstra também sua confiança em algumas instituições que, bem ou mal, estão fazendo seu trabalho.

A imprensa ainda é a grande caixa de ressonância da sociedade. Ela vocaliza seu mal-estar quando fica sabendo que o candidato a presidente recebe auxílio-moradia sendo dono de imóvel e a deputada nomeada ministra do Trabalho responde a ações trabalhistas.

Graças à transparência, nada mais está passando despercebido da sociedade, que toma consciência de fatos até então considerados naturais e legais, quando não são, se olhados por uma (nova para nós) moral que não estamos acostumados a observar.

Os denunciados se defendem, dizendo que a imprensa (ou a sociedade?) está exagerando. Um político, presidente de partido, disse ontem neste jornal que, na geração dele, “era assim que se fazia política, com dinheiro, acertando compra de votos com prefeitos e vereadores”.

Os políticos estão na berlinda e não vão sair tão cedo. A política, a arte de fazer o bem comum, virou caso de polícia. Com tantas ocorrências, se acelerou a desmoralização de nossas elites dirigentes. A delinquência não é uma exclusividade das classes mais desfavorecidas.

É para crer que estamos num processo de reconstrução do Brasil.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.