Eletronika

Agenda cultural, festivais, novas tendências musicais e tecnológicas. Coluna é publicada toda sexta-feira, com exclusividade no Portal. Veja mais em: www.eletronika.com.br

ELETRONIKA

Sons de um Brasil que está em plena revolução; ouça!

Publicado em: Sáb, 27/05/17 - 03h00
Daniel Peixoto | Foto: Foto: Rafael Monteiro

Se você estiver preso dentro de uma caverna sem acesso a informações e acabou de receber esta coluna embrulhada numa pedra jogada na janela da sua sala, uma notícia: o Brasil está em revolução.

Agora, se você faz parte da quase totalidade da população que assiste aos movimentos que fazem deste um dos momentos mais delicados por que passamos nos últimos anos (e olha que houve muitos), sabe que não está fácil viver neste país. Em São Paulo, o governo ataca a Cracolândia varrendo seus moradores pra baixo de um tapete, dando a falsa impressão de continuar com o projeto de limpeza da cidade.

No fim de semana, enquanto a Virada Cultural tentou manter uma programação condizente com sua história (falhou em vários aspectos, funcionou em outros), a prefeitura fechava festas realizadas em galpões, como a ODD, que funcionava numa galpão que tinha vistoria dos bombeiros (AVCB) em dia.

Enquanto escrevo esta coluna, assisto às notícias sobre a Marcha das Centrais Sindicais, que levou 35 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios em Brasília, contrárias às reformas propostas pelo governo e pedindo a renúncia do presidente Michel temer.

Depois dos áudios que vazaram com conversas gravadas entre Temer e o empresário Joesley Batista, o país está como um copo de água lotado, vendo mais e mais gotas caírem. No que vai dar eu não sei, mas quero deixar registrado aqui que, enquanto a revolução vai tomando forma, a produção de música eletrônica nacional vai de vento em popa. Aqui vão algumas indicações de lançamentos recentes.

FAZEDORES DE SOM – VOL. XII – VÁRIOS ARTISTAS

Criada por um grupo de produtores brasileiros via Google Groups, as coletâneas fazedores de som vêm reunindo música eletrônica de qualidade feita no Brasil desde 2012.

Neste volume 12, a compilação traz alguns dos nomes mais legais atuantes no cenário nacional, de Érica Alves a Arthur Joly, passando por Andrea Gram, DaDa Attack, Linda Green, Serge Erege, Raquel Krügel aka ЯK, Max Underson, Akin, Marcelo JP aka MJP, Caravan Limão, Allbion, Albin & Favaboys, Benjamim Sallum, The Soul Architech, Traveller, Fabio APE e Richard Savani.

O projeto é democrático, colaborativo e sem fins lucrativos. As compilações estão disponíveis gratuitamente em no Bandcamp do grupo, o endereço é https://fazedoresdesom.bandcamp.com/

ÉRICA ALVES – BEAUTIFUL

Quem tem um bom faro para recente produção de música eletrônica no Brasil já conhece há um bom tempo o nome de Érica Alves, que também faz parte da coletânea citada acima, Fazedores de Som. Integrante da banda The Drone Lovers, com Davis e Pedro Zopelar, feminista atuante com seu projeto de workshops de capacitação para mulheres produtoras, o Synth Gênero, produtora, compositora e, mais recentemente, DJ, Érica lançou em março último seu primeiro álbum autoral, Beautiful, cujo título já revela muito do seu conteúdo.

O álbum, que foi lançado de forma independente por seu selo, o Baphyphyna Records, e ainda deve rolar este ano um disco de remixes com as músicas do disco. Se você curte a mistura de música eletrônica com melodias e nuances góticas, Beautiful foi feito pra você. Compre aqui https://erica.bandcamp.com/album/beautiful

DANIEL PEIXOTO - MASSA

Em 2013, Daniel Peixoto convidou o produtor Wendel V para produzir algumas faixas que dariam origem ao álbum Massa, que foi lançado no início de maio. Daniel ganhou fama em 2005 com sua banda de electropunk Montage, no auge do movimento electroclash.

Neste novo trabalho, que levou quatro anos pra ser produzido, a música eletrônica continua sendo a tônica, mas Daniel tem liberdade total pra ir do reggae à macumba, passando por pós-punk e um flerte com bass music.

Massa é o segundo disco solo do cantor e compositor cearense, pioneiro da cena queer music brasileira. Vale ouvir e escolher o seu pedacinho preferido do álbum.

JOVEM PALEROSI – ZIYOU

Jovem Palerosi é músico, DJ e produtor musical, integrante da banda instrumental Meneio e do projeto Craca, Dani Nega e o Dispositivo Tralha, além de fazer trilha sonora para audiovisual e dança e colaborar frequentemente com diversos artistas da cena instrumental, eletrônica e experimental. Suas músicas transitam entre climas etéreos, melodias sinestésicas e grooves experimentais.

Em 2014 ele lançou seu primeiro álbum solo, Mouseen, uma surpresa pra lá de agradável pra quem buscava algo de novo na cena eletrônica nacional. Desde então passou a se apresentar solo no formato live PA, remixando suas produções em tempo real, combinando diferentes loops e tocando sintetizadores. Entre 2015 e 2017 lançou diversos singles e sets gravados ao vivo e agora lança seu segundo álbum, Ziyou. O disco ganha lançamento semana que vem pelo selo nacional Tropical Twista Records e você já pode se preparar ouvindo sets e faixas do artista neste endereço soundcloud.com/jovempalerosi

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.