Pedal 031

DJ se reinventa e sai em aventura de bike pelos trajetos da Estrada Real

Lucas Duarte começou percurso na última quarta-feira, com previsão de terminar em julho para inspirar pessoas a enfrentar negatividade da pandemia

Por Daniel Ottoni
Publicado em 03 de junho de 2021 | 13:50
 
 
Lucas precisou dar uma pausa na carreira de DJ para focar em nova missão Divulgação

A pausa forçada na carreira de DJ, devido à pandemia, despertou em Lucas Duarte a vontade de seguir interagindo com o público, mas agora longe das pick-ups, em cima de uma bicicleta. A interação agora viria em forma de motivar e mostrar pra quem o seguia que a vida tinha boas possibilidades de ser aproveitada, apesar das limitações impostas pelo coronavírus. 

Em 2020, ele colocou em ação o 'Pedal 031', querendo trazer inspiração para muitas pessoas que foram forçadas a ficar mais tempo dentro de casa, convivendo com sequência de notícias ruins e uma realidade não muito favorável. 

"Eu vi as pessoas em redes sociais se deprimindo, só postando coisas negativas. Ligava a TV e me deparava com notícias ruins, isso me fez querer mostrar coisas boas, vivas, alegres", conta Lucas, que parte, em 2021, para a segunda edição do projeto.

"O meu público gosta de farra, viajar e praticar esportes, são pessoas elétricas. Ao mesmo tempo, é um público que teve esse desespero de não saber o que fazer com tudo fechado. Foi onde resolvi gerar esse conteúdo de incentivo à saúde física e mental. Comecei a postar várias coisas voltadas ao esporte e cultura. Foi dando certo e consegui mostrar que, mesmo não sendo atleta, consigo fazer coisas legais voltadas ao esporte, basta ter planejamento", indica. 

Depois de passar, em 2020, por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ele agora foca nos dois primeiros Estados para percorrer parte do trajeto da Estrada Real. A viagem começou nesta quarta-feira e vai até julho. 

Lucas quer aproveitar a pandemia para trazer coisas positivas para as pessoas, mostrar que um novo caminho pode ser aberto para quem está disposto, dependendo muito da forma como as situações rotineiras são encaradas. 

"Estou há mais de um ano sem pisar nos palcos e consegui manter uma saúde mental perfeita, algo nunca pensei em ter. Eu brinco ao dizer que essa pandemia me deu uns 10 anos de vida, abriu minha mente pra muita coisa e é isso que eu tento mostrar, com todos os cuidados sendo necessários", pontua. 

Uma de suas maiores inspirações foi ver sua mãe, até então sedentária, ser motivada a começar a praticar atividades físicas com regularidade. 

O sucesso de 2020 promete fazer o novo desafio ser menos complicado, com algumas situações já tendo sido vivenciadas e com Lucas sabendo melhorar como encará-las.

"Essa experiência me fez dar mais valor ao que me traz paz e menos valor para o que me traz renda. O dinheiro é sim necessário mas não é tudo. Conheci muita gente simples, do mesmo jeito que conheci muita gente grande. No final, a felicidade está no que a gente transmite", ensina.