A edição de 2021 do Rally dos Sertões vai contar com colaboração de tecnologia mineira que mostra que o futuro já chegou. Em parceria com a Giafonne Racing, que atua no ramo de produção de carros e motores de competição, a CBMM lançou a EXO Nb, primeira linha de UTVs com a tecnologia do nióbio. Os primeiros testes foram positivos e mostraram todo o potencial de uma parceria que tem tudo para ser ampliada e fortalecida.
Os carros contam com estruturas ultra resistentes e são até 10% mais leves que os concorrentes, conseguindo atingir maior velocidade em menor tempo, com ganhos em resistência e no custo operacional, resultando em economia de combustível e maior vida útil dos componentes.
“A parceria contou com uma intensa troca de tecnologia e conhecimento. A aplicação de produtos de nióbio impactou em uma melhora significativa na performance do veículo”, indica Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM.
O projeto pioneiro deve ganhar novos passos para o desenvolvimento de uma estratégia sempre focada na sustentabilidade, algo que certamente será um diferencial de quem 'abraçar' a ideia já a curto prazo.
"É um orgulho para nós trabalhar em parceria com uma empresa referência em seu segmento, como a CBMM, e poder trilhar um caminho de aprendizado e de intensa troca para garantir o sucesso desses novos desenvolvimentos. O desafio agora é desenvolver a versão híbrida, pois é um mundo totalmente novo para nós e um processo bastante complexo, mas estamos confiantes e empenhados em promover evoluções para o motorsport brasileiro”, comenta Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing.
Além da versão de motorização a etanol, a linha EXO Nb conta com uma versão híbrida (etanol e elétrica), o EXO Nb-Hybrid, que será a principal atração tecnológica do Sertões 2021, o maior rally das Américas, que acontece de 12 a 22 de agosto, com largada inédita da praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.
A ideia da organização do Sertões é se tornar um evento carbono zero, pautado pelas melhores práticas de sustentabilidade, com a a CBMM sendo uma importante parceira.
"Além desta nova linha de UTVs, pretendemos incorporar a versão totalmente elétrica ao longo das próximas edições do Sertões, mostrando que podemos desenvolver tecnologias no país, com a união de empresas inovadoras e genuinamente brasileiras”, destaca Giuliano Michel Fernandes, gerente de marketing e comunicação da CBMM.
A empresa mineira, sediada em Araxá, já mostra sua capacidade de contribuição em eventos automobilísticos com sua tecnologia
presente nas estruturas do Odyssey 21, o e-SUV mais extremo do mundo, utilizado na Extreme E, outra categoria que passará pelo Brasil em 2021.