Frederico Jota

Galo: Projeto do Manto da Massa vence prêmio de campanhas digitais

Campanha que resultou na venda de mais de 100 mil camisas com modelo desenhado por um torcedor venceu a categoria Engajamento do Samba Digital Awards

Por Frederico Jota
Publicado em 09 de fevereiro de 2021 | 14:22
 
 
Reprodução

A campanha do Manto da Massa, promovida em 2020 pelo Atlético, foi a vencedora da categria Engajamento do Samba Digital Awards, com 110 pontos. A premiação reuniu as melhores campanhas digitais da América Latina no ano passado. Mais de 100 foram inscritas e as 18 finalistas foram separadas em três categorias. Quem foi para a final passou pela análise de um júri qualificado composto por 39 membros da indústria esportiva.

O Manto da Massa promoveu um concurso de design de camisas feitos por torcedores. O escolhido teve seu modelo confeccionado pela Le Coq Sportif e vendeu mais de 100 mil unidades em uma semana. A campanha permitiu uma conexão direta com o torcedor atleticano e contou com mais de 50 mil votos para escolher o modelo campeão entre os 13 finalistas. 

Em sua categoria, o Galo concorreu com o América, do México, com a camapanha "Gracias, Enfermero!", que ficou em segundo lugar, além de disputar com o Athletico-PR, com a Solta a Voz, o Deportivo Cali, da Colômbia, com a campanha "Estadio Virtual", a NBB, com "Queen of the Fans" e o Talleres, da Argentina, por "La Vida a Tu Lado". Nessa categoria Engajamento, o poder de  mobilização dos torcedores foi o critério para a seleção das campanhas. 

As outras categorias foram as de Ação Social e Conteúdo Áudio & Visual, todas também com seis finalistas. Em Ação Social, o vencedor também foi um brasileiro, o Ceará, com o filme "Corrida de Privilégios", enquanto na categoria Conteúdo Áudio & Vsual quem venceu foi o Talleres, da Argentina, com o vídeo "La Vida a Tu Lado".

A votação foi feita por um júri formado por profissionais das áreas de Marketing, Comunicação e Digital de entidades, clubes, empresas e veículos de imprensa como FIFA, The Federation Association (FA), Ligue 1, Milan, Monaco, Bayern Munique, Eintracht Frankfurt, Everton, Liverpool, Lyon, Orlando Magic, Paris Saint-Germain, Napoli, Tottenham, Grupo Globo, UOL, ESPN, La Nacional, Marca de Gol, El Comercio, MKT Esportivo e Máquina do Esporte, entre outros.

Votação
O júri do Samba Digital Awards terminou sua votação no último 31 de janeiro. Eles selecionaram as suas três principais campanhas em ordem descrescente. A primeira escolha de cada votante ganhou 5 pontos, a segunda, 3, e a última, 1. As campanhas com as maiores pontuações foram selecionadas como as melhores campanhas.

Vencedor anterior

A Samba Digital, sediada nos Estados Unidos, é uma agência especializada na internacionalização de marcas para clubes e ligas esportivas. Em 2019, o Palmeiras foi o vencedor da primeira edição do prêmio.