JOSÉ REIS CHAVES

Hebreus 9:27 é um abuso de interpretação contra a reencarnação

Não há mais necessidade de outros sacrifícios de morte

Por Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2013 | 03:00
 
 
DUKE

Apesar de a Bíblia dar-nos provas cabais da reencarnação, usa-se falsa e escandalosamente Hebreus 9: 27 contra ela.

Estudemos também os biblistas independentes, que falam a verdade como ela é, e não como foi, por conveniência, ensinada por teólogos do passado, e sustentada, também por conveniência, pelos de hoje.

O homem, na visão antropológica espiritualista, inclusive na época de Jesus, é composto de espírito e corpo. E ele jamais pode morrer mais de uma vez. Assim, se se afirmar que alguém que já morreu, morreu de novo, é falso. Mas, ao morrer o homem, ele não desaparece totalmente. Seu corpo se transforma em cadáver e pó da terra, que é sua própria natureza. “Tu és pó, e ao pó retornarás” (Gênesis 3: 19). A outra parte do homem morto é a do seu espírito imortal, que apenas se separa do seu corpo que morre, e vai para o mundo espiritual, onde descansa da vida do corpo terrena, enquanto que aguarda a volta a um novo corpo, formando, assim, um novo homem que está predestinado a, um dia, morrer novamente, mas como sempre, somente uma vez só. Depois da morte de cada homem, seu espírito passa por um julgamento para que vá colhendo temporariamente o que semeou. Mas esse julgamento não é definitivo, pois, no fim dos tempos, os espíritos terão o juízo final de suas faltas, nas várias reencarnações, com a simbólica separação do joio do trigo.

“E como todo homem está destinado a morrer uma só vez, depois do que haverá o julgamento, assim também Cristo se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos homens. Ele aparecerá uma segunda vez, sem relação alguma com o pecado aos que o esperam, para lhes dar a salvação” (Hebreus 9: 27). O que o autor, muito ligado às ideias de sacrifícios do Velho Testamento, quer acentuar é que a única morte de Jesus na cruz, como a de todo homem, que é também uma só, foi tão importante como sacrifício de morte, que não há mais necessidade de outros sacrifícios de morte de mais nenhum outro ser para resgatar pecados como pensavam os judeus. O texto, como se vê, não tem mesmo nenhuma relação com a reencarnação, mas tão somente com a eficácia da morte única de Jesus para o resgate dos pecados.

Como tudo o que Deus faz é bom, a separação do joio do trigo é para o bem dos espíritos evoluídos e purificados em suas várias reencarnações e, também, para o bem dos que tomaram bomba e vão ter que recomeçar tudo de novo. Sim, pois Deus não quer que se perca nenhuma de suas ovelhas (Mateus 18; 14).

Realmente, Deus, que é amor, e Jesus, que é seu embaixador, não vão pisar na bola, lançando tudo por terra o que eles tanto pregaram: a misericórdia e o amor divinos infinitos!

6ª Jornada Médico-Espírita de Vacaria (RS), Ciência e Espiritualidade, em 27 e 28 de setembro de 2013, às 20h, no auditório da Casa do Povo, com entrada franca. Contato: AME-Serra Gaúcha: samiraturconi@hotmail.com.

Na TV Mundo Maior, por parabólica digital e www.tvmundomaior.com.br, o “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina Sobral e este colunista, nas quintas-feiras, às 20h, e aos domingos, às 23h. Perguntas e sugestões: presenca@tvmundomaior.com.br.

E, na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15.

Inaugurada em 9 de setembro de 2013 a maior livraria espírita de Minas, com cerca de 15 mil títulos, na avenida Brasília, 281, no bairro São Benedito, sobreloja, Santa Luzia (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. www.editorachicoxavier.com.br. Telefones: 0800-283-7147 e (31) 3636-7147.