Jose Reis Chaves

José Reis Chaves é teósofo e biblista e escreve às segundas-feiras

Pensando bem, o monoteísmo e o politeísmo são a mesma coisa

Publicado em: Seg, 20/02/17 - 03h00

Um princípio de Jung, o da sombra, diz que nós temos nossas faltas, que tendemos atribuir aos outros. Teria acontecido isso com as religiões ocidentais que acusaram tanto as religiões orientais de politeístas que creem em mais de um Deus?

Nas mitologias oriental, egípcio-greco-romana e universal, seus personagens são espíritos humanos e deuses, ora encarnados ora desencarnados. E há o Brâman, que, para os hinduístas não é bem Deus, mas que é mais ou menos equivalente ao Deus cristão-judaico-islâmico e ao Aton egípcio imaginado e divulgado pelo faraó Akhenaton. Brâman equivale também à Mônada da filosofia de Giordano Bruno e que foi mais explicada e difundida por Leibniz. Brâman é entendido ainda como a alma do universo, a inteligência cósmica, o Arquiteto do Universo da maçonaria, a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas da doutrina espírita e lembra, por fim, o Atman e o único ser incontingente de são Tomás de Aquino.

Na Bíblia, nós somos espíritos e deuses encarnados e desencarnados (Salmo 82: 6; e João 10: 34). E nesse labirinto de espíritos e deuses, aparecem os anjos que são também espíritos humanos de alto nível de evolução segundo algumas crenças, entre elas a doutrina espírita e algumas passagens bíblicas, daí que Gabriel, um anjo bíblico bem falado, quer dizer em hebraico homem iluminado, o que equivale ao homem que já se tornou buda no budismo. E se diz muito anjo mau, que é um espírito humano mau manifestante ou mensageiro mau, pois o significado de anjo é mensageiro, que pode ser bom (evoluído) ou mau (atrasado). E por anjo pode entender-se também o demônio mau. Lembrando que demônio no original grego bíblico (“daimon”, no plural “daimones”), são almas ou espíritos humanos. E é muito sabido, hoje, que segundo a hermenêutica os textos antigos têm que ser interpretados de acordo com o significado das palavras na época em que foram escritos, pois as palavras, com o tempo, mudam de sentido como aconteceu com a palavra “daimon”, que deixou de ser alma, como está na Bíblia, para ser só espírito mau e de outra categoria não humana, o que é, pois, contra a Bíblia e várias correntes religiosas, entre elas o espiritismo, uma religião científica e que mais entende de espíritos e está de acordo com as mais recentes pesquisas científicas na área do espírito.

E é por isso que se diz muito, hoje, que o espiritismo é a salvação do cristianismo e a derrota total do materialismo. Sim, pois o espiritismo de fato caminha “pari passo” com a ciência, e está isento de todo tipo de superstições religiosas. Isso incomoda muito os líderes religiosos de outras crenças, por isso o espiritismo é tão atacado com mentiras e calúnias de toda espécie! E some-se às incomodantes verdades científicas espíritas o fato de seus líderes e palestrantes serem voluntários e, em sua maioria, possuidores de diplomas de cursos superiores, além de não viverem da sua religião, mas para a sua religião!

E eis o ensino cristão oficial com sua polêmica doutrina trinitária que respeito: há mais dois Deuses absolutos, além do Deus Pai. As explicações teológicas em contrário não convencem nem mesmo crianças e adolescentes. E essa doutrina, lamentavelmente, leva-nos à mistura do monoteísmo cristão ocidental com o politeísmo oriental!

PS: Agora em DVD, o filme espírita “Nos Passos do Mestre”, da Mundo Maior Filmes, da Fundação Espírita André Luiz (FEAL), dirigido por André Marouço. www.mundomaior.com.br

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.