Leonardo Girundi

Dicas para regularizar pendências

Publicado em: Ter, 29/12/15 - 02h00

O final do ano, além de ser o período de maior consumo, também é conhecido como o período onde os consumidores mais regularizam suas pendências financeiras. Isto se dá por alguns motivos, dentre eles o recebimento do 13º salário, que gera uma sobra no orçamento mensal da família. Somado a este aspecto, os agentes financeiros e as próprias lojas fazem campanhas com redução de juros e multas para que o consumidor consiga pagar os seus débitos.

E por que eles fazem isto nesta época do ano? Primeiro, porque todos gostam de encerrar seu ano sem os problemas deste ano, e depois porque quando os consumidores limpam seus nomes eles podem ter novamente crédito e voltam às compras. É infalível. Pensando nisto, separei algumas dicas para que o consumidor possa regularizar a sua vida. Vamos a elas:

Anotação de Cheques sem Fundos CCF – Banco Central: a) Procure a agência do banco indicado como apresentante da ocorrência de cheque sem fundos. b) Solicite ao banco informações sobre o número, valor e data do cheque que foi apresentado por duas vezes sem que houvesse saldo na conta corrente para pagamento. c) Em seguida, verifique nos canhotos de cheques em seu poder para quem foi emitido o cheque. Ou confira na microfilmagem do cheque, que pode ser fornecida pelo seu banco, onde ele foi depositado (olhe a quem ele foi nominal). Aí, procure a pessoa ou a empresa a fim de regularizar o débito e recuperar o cheque. d) De posse do cheque, prepare uma carta conforme orientação do gerente da sua conta no banco que informou a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o original do cheque recuperado, recolha no banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao banco para regularização no Banco Central. Em alguns bancos basta levar este cheque ao caixa, apresentá-lo e pagar as taxas. Para evitar problemas com cheques, primeiro nunca empreste um, segundo coloque-o sempre nominal e cruzado para ser mais fácil o reconhecimento para onde foi o cheque. E se mesmo assim não encontrou a pessoa que está com o seu cheque você poderá propor uma ação judicial depositando o valor devido ao pagamento do cheque e requerer a regularização do seu nome. É importante lembrar que a regularização de cheques sem fundos só ocorrerão na Serasa após o banco enviar o comando específico por meios magnéticos.

Anotação de Ação Judicial – Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata: a) Para a regularização desse tipo de anotação, certifique-se de que o processo judicial já foi julgado (se encerrou com o pagamento) e que se encontra arquivado ou extinto. b) A certificação é obtida por meio de cópia do despacho do juiz ou de certidão emitida pelo departamento responsável no fórum onde o processo foi distribuído. c) De posse da comprovação da existência de embargo à execução, penhora ou extinção do processo, entregue-a na Serasa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.