Domingueira

Prefeito texano educa a boca e salva vidas

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2014 | 03:00
 
 

Esta semana eu li uma estória que me inspirou muito, porque ela ilustra para mim qual o verdadeiro papel de um político: liderar com exemplo, fazer o bem, gostar de gente, melhorar o mundo e o ambiente ao seu redor. Parece tão óbvio, mas em geral não é a realidade, por isso o seguinte caso se destaca.

Marshall, no leste do Texas nos Estados Unidos, é uma cidade típica do sul dos Estados Unidos, onde sedentarismo e uma dieta excessiva em proteína animal e carboidratos criou uma epidemia de diabete, problemas cardíacos e AVCs. Mas algo aconteceu na vida do prefeito de Marshall, Ed Smith, que detonou uma mudança radical. Em 2008 ele foi diagnosticado com câncer de próstata, uma doença cada vez mais comum entre homens, cuja causa pode ser ligada a genética, idade e dieta. Ao invés de se entregar ao desespero e medicações pesadas, Ed abraçou um novo estilo de vida com uma dieta a base de plantas e comidas integrais. 

Resultado: o câncer foi embora.

Impressionado com o resultado de seu tratamento, o prefeito, que já está em seu quinto mandato, resolveu espalhar a mensagem de saúde para ajudar seus conterrâneos ficar mais saudáveis. Cinco anos atrás ele criou Get Healthy Marshall, que promove encontros mensais onde cerca de 30 e 40 pessoas compartilham comida, os famosos “potlucks”. O projeto também oferece visitas a supermercados locais para ensinar as pessoas a se familiarizarem com produtos saudáveis como quinoa, substitutos de ovos e por aí vai. A popularidade do programa levou vários restaurantes locais a incluírem pratos veganos em seus cardápios e a cidade entrou no circuito nacional de palestras sobre os benefícios de uma dieta a base de plantas.

O que me atraiu principalmente nessa estória foi a improbabilidade da locação. 

Você esperaria esse tipo de atitude em cidades verdes como Portland e São Francisco, mas não em terra de cowboys e churrasco onde a pecuária tem forte presença. Mas talvez sejam esses extremos que inspiram reações surpreendentes que transformam positivamente as bases paradigmáticas de uma cultura. Ed Smith conseguiu salvar sua vida com uma dieta saudável. Como bom prefeito, ele se sentiu na obrigação de compartilhar seu novo saber com outras pessoas. Para isso ele usou melhor ferramenta de todas: a educação, no caso, a educação alimentar.

Além de contribuir para a saúde da população, o foco principal do projeto, uma mudança de dieta inevitavelmente promove uma conscientização sobre agricultura e meio ambiente. Cada cidadão que adotou a dieta de plantas é automaticamente um novo ecologista, já que esse tipo de dieta é o que menos emite gases de efeito estufa. Ele provavelmente vai começar a pensar em reciclar, usar produtos locais, cultivar uma horta e por aí vai. É uma revolução.

Para conhecer esse projeto inspirador, visite: gethealthymarshall.com.

Lobo Pasolini é jornalista, blogueiro e videomaker. Ele escreve sobre energia renovável e questões verdes para www.energyrefuge.com e www.energiapositiva.info