Lucas Gonzalez

Lucas Gonzalez é empresário graduado em direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e pós-graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Atenção redobrada no fim de ano!

Publicado em: Seg, 11/12/17 - 02h00

Estamos na reta final de 2017, ou seja: chegou aquela época de comemorações, amigos-ocultos, festas, presentes etc. Por esse motivo, muitas pessoas comprometem suas finanças ao gastar com exagero. Se queremos ter uma vida financeira saudável, é preciso ter uma cautela com os gastos nas últimas semanas do ano. Aqui vão algumas dicas:

Tenha uma reunião com sua família para falar das finanças da casa. Coloque os gastos na mesa e mostre para todos a necessidade de sermos cautelosos com as compras de fim de ano.

Corte despesas desnecessárias que acabam passando por causa do clima de festa. Ainda que sejam centavos de economia, a diferença no fim do mês será grande.

Se você já está empregado, não comprometa seu 13º com as compras de Natal. Não se esqueça de que o início do ano sempre concentra despesas altas como IPTU, IPVA, matrículas, material escolar etc.

Lembre-se: uma boa gestão financeira é essencial para momentos de crise econômica! Faça seu dinheiro render e ensine para sua família a importância de planejar os gastos.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.