MARCOS GUIOTTI

O filósofo Mano Menezes

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 21 de outubro de 2016 | 03:00
 
 

Logo após a belíssima apresentação do Cruzeiro contra o Corinthians, na quarta-feira, o técnico Mano Menezes disse uma frase carregada de significados ao iniciar a entrevista coletiva. Segundo o treinador do Cruzeiro, “a bola obedece o bom jogo”.

Realmente o time dele tratou a bola de uma forma diferente, e ela obedeceu. O jogo proposto pelo Cruzeiro estava sustentado por diversos esquemas táticos e variadas jogadas ensaiadas. Os jogadores foram obedientes ao que foi pedido pelo treinador e o resultado dentro de campo empolgou os admiradores do bom futebol, e lógico, encheu de orgulho o torcedor.

Os comandos emitidos pelos jogadores têm que ser precisos, ou quase isso, para que os pés e a cabeça transfiram para a bola. Bem tratada, ela faz exatamente o que o jogador pensa. O individual tem que estar em sintonia com o coletivo e a sinergia dos setores tem que alimentar um único transmissor de nome Cruzeiro.

Um velho dito popular costuma nos lembrar que jogador de futebol não pensa. Acho que não é bem assim. Lógico que nem todos pensam de forma igual, mas o futebol de hoje exige muito da criatividade e do pensamento coletivo. A visão de jogo precisa ser rapidamente processada para que a execução chegue à bola de forma que ela consiga obedecer o criador. Os métodos de trabalho e a forma de jogar são diferentes, mas o resultado final precisa ser o mesmo.

Divisão. Não chega a ser uma escolha de Sofia, mas Atlético e Cruzeiro vão quebrar a cabeça para decidir pela melhor estratégia. Priorizam o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil ou os dois? Os gaúchos também vivem esse dilema. O Atlético já está na Libertadores, o Cruzeiro só chega com o título da Copa do Brasil. A possibilidade de repetir 2014 é bem real.

Rivalidade. As rivalidades no futebol surgem pelo bem ou pelo mal. O confronto entre Atlético e Botafogo já entrou para o rol dos jogos odiosos. O atleticano nem bem esqueceu do Simon e já tem o Reway para atormentar o seu dia a dia. Quando a CBF divulga a tabela, o atleticano corre para ver as datas dos jogos contra Cruzeiro e Flamengo. O Botafogo entrou na lista.

Sufoco. O Atlético tem uma facilidade incrível de se complicar com adversários de menor expressão na Copa do Brasil. Quase o Juventude fez o torcedor atleticano relembrar o passado de vexames. O predestinado Victor voltou a ser o salvador da pátria. Foi uma classificação bem ao estilo tradicional. Não era para ser, mas foi.

Novo cenário. O Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou a primeira lista com 144 emissoras de rádio que já estão prontas para migrar do AM para o FM. A solenidade de assinatura do termo aditivo será no dia 7 de novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Minas Gerais tem 15 emissoras na lista de migração. Todas do interior. As rádios da capital vão ter que esperar um pouco mais.