Matheus Vieira

Colaboradores como clientes

Pessoas felizes formam equipe integrada e motivada

Por Da Redação
Publicado em 09 de novembro de 2019 | 03:00
 
 

Em 2006, a Best Buy, varejista norte-americana especializada em eletrônicos, criou uma rede social exclusiva para funcionários. Trata-se de uma plataforma digital chamada Blue Shirt Nation (BSN), que permite aos colaboradores trocar informações e experiências entre si. Uma iniciativa ambiciosa, que demandou um considerável investimento financeiro por parte dos gestores. Mas por que dedicar tamanho esforço a um projeto restrito ao público interno?

A resposta está no conceito de endomarketing: estratégia de comunicação interna que visa à promoção da imagem da empresa perante o público interno, ou seja, os próprios colaboradores. A ideia é otimizar a produção por meio de ações que promovam engajamento e motivação, já que a produtividade do negócio tem relação direta com o nível de satisfação dos funcionários. Pessoas mais felizes formam uma equipe mais integrada e motivada e, consequentemente, apresentam resultados melhores. Trata-se de uma relação de ganha-ganha, afinal a empresa e o colaborador crescem juntos.

A estratégia pode parecer abstrata, mas sua concretização é possível por meio de ações pontuais, como o reconhecimento dos profissionais com bom desempenho, a promoção de treinamentos e capacitações, iniciativas de integração entre a equipe, oferecimento de benefícios complementares e estabelecimento de um plano de carreiras. Além disso, é importante dar visibilidade a essas iniciativas. Uma prática comum, adotada atualmente, tem sido a produção de vídeos institucionais que contribuem para a geração de um sentimento de pertencimento.

A utilização do endomarketing já é uma tendência entre as principais multinacionais do mercado. Empresas como Toyota e Golden Cross, por exemplo, são referências em iniciativas que visam promover funcionários a “embaixadores” das marcas. E os resultados positivos dessa estratégia vão além, uma vez que as práticas internas ecoam externamente.

A criação de uma campanha de endomarketing demanda estratégia e criatividade, afinal deve ser direcionada para os objetivos específicos da organização. No caso da Best Buy, que tinha elevados índices de rotatividade de profissionais, a implantação da rede social corporativa foi um sucesso nesse sentido. Após a inauguração da BSN, o índice de turnover, que mede a rotatividade de colaboradores em uma empresa, foi reduzido em 50%. O resultado possibilitou economia e demonstrou uma melhoria valiosa do clima organizacional.

O case da Best Buy comprova a tese de que a valorização do público interno e a comunicação com eles são características de uma gestão inteligente, focada em minimizar custos e aumentar a produtividade. É a certeza de que o colaborador também deve ser visto como um cliente.