Matheus Vieira

Coordenador regional da Amcham-BH e escreve aos sábados

Matheus Vieira Campos

O poder das soft skills no mundo corporativo

Publicado em: Sáb, 24/10/20 - 03h00

A transformação digital tem promovido alterações significativas no mundo corporativo. Atualmente, muito se discute sobre qual será o papel do homem no mercado de trabalho diante das novas tecnologias, que estão cada vez mais sofisticadas. Os especialistas ainda não têm uma resposta definitiva sobre a questão, mas o fato é que a forma como trabalhamos sofrerá ainda mais mudanças.

Afinal, o desenvolvimento das atividades será facilitado pelas ferramentas tecnológicas. Quem quiser realmente se destacar nessa nova fase deve investir no desenvolvimento das chamadas “soft skills”.

As “habilidades suaves”, em tradução livre do termo em inglês, se referem às competências subjetivas, sociais e comportamentais, relacionadas à forma como o profissional lida com o trabalho e com as pessoas à sua volta. Quem tem as soft skills bem desenvolvidas geralmente sabe atuar melhor em equipe, lida bem com as pressões do dia a dia, comunica-se de maneira eficiente e é mais focado em resultados.

As empresas têm valorizado cada vez mais essas habilidades comportamentais, que passam a ser um critério decisivo na composição das equipes de trabalho.

Segundo pesquisa do site de recrutamento Career Builder, realizada com 2.138 profissionais de recursos humanos que atuam nos Estados Unidos, 77% dos gestores acreditam que as soft skills são tão importantes quanto as competências técnicas na hora de fazer contratações de profissionais.

Vale destacar também a importância dessas habilidades entre as lideranças empresariais. Além das habilidades citadas, é importante que o profissional nessa posição domine a resiliência, a empatia, o pensamento criativo e o senso de prioridade.

Essa combinação de skills será decisiva para que o gestor tenha uma relação saudável com seus liderados e estabeleça conexões com seus clientes, para que entenda melhor suas necessidades e realize ações mais assertivas.

Mas como desenvolver as soft skills na prática? Segundo Daniel Goleman, psicólogo e autor do best-seller “Inteligência Emocional”, o autoconhecimento é um fator fundamental nesse processo. Para ele, a habilidade de conhecer e lidar com as próprias emoções é o que ajuda os profissionais a fazerem um autodiagnóstico e a identificarem seus pontos fortes e os fracos.

A inteligência emocional é o melhor caminho para desenvolvimento das soft skills, cuja importância ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Afinal, uma das habilidades mais importantes nesse contexto é a adaptação.

Por exercer um impacto positivo no desenvolvimento pessoal dos profissionais, é uma questão de tempo até que o investimento em competências comportamentais se transforme em resultados positivos para as organizações.

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