Meu Dinheiro

Carlos Eduardo Costa, consultor financeiro carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Como devo usar o 13º salário?

Publicado em: Qua, 21/11/18 - 02h00

Novembro é um mês muito aguardado pelos trabalhadores brasileiros. Afinal é quando as empresas fazem o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O recebimento do chamado “abono natalino” transforma-se em personagem principal de reportagens com o objetivo de mostrar como os trabalhadores pretendem utilizar esse dinheiro.

E qual seria a melhor forma de utilizar o 13º salário? Os especialistas concordam: não existe uma única forma. A maneira mais adequada vai depender do momento financeiro do trabalhador, já que as realidades financeiras são muito diferentes. Como consultor financeiro, vejo ao menos três realidades financeiras distintas.

Realidade A: pessoas que estão em situação de endividamento com contas e parcelas em atraso, utilizando o limite do cheque especial ou do crédito rotativo do cartão de crédito. Como usar o 13º? Essa é uma oportunidade para controlar as finanças. O valor recebido deverá ser utilizado para o pagamento das contas em atraso. Se o valor recebido não for suficiente para liquidar todo o valor em atraso, devem-se priorizar as dívidas que apresentam as maiores taxas de juros, como cartão de crédito e o cheque especial.

Realidade B: pessoas que estão com as contas em dia, mas não possuem nenhuma reserva para emergências. Essa é uma situação de grande risco, pois qualquer ocorrência inesperada pode acarretar um desequilíbrio financeiro. Como usar o 13º? Utilizar os recursos para formar uma reserva financeira. Esse é um dos mais saudáveis hábitos financeiros e se torna ainda mais importante em momentos de instabilidade financeira. Ela funciona como um colchão, capaz de amortecer uma queda inesperada. Sem ferimentos, podemos levantar e continuar nossa caminhada.

Realidade C: pessoas que estão equilibradas financeiramente e já possuem uma reserva para emergências. Como usar o 13º? Essas pessoas terão um leque maior de possibilidades para o 13º salário, podendo usar uma parte para algum tipo de consumo ou para aumentar sua reserva financeira para emergências. Além disso, podem usar o abono para viabilizar a realização de algum sonho como uma viagem, um curso, a troca do carro.

Para usar o 13º salário de uma forma favorável para sua vida financeira, é importante antes de tudo diagnosticar sua realidade financeira.

Planeje bons hábitos para 2018. Invista em sua educação financeira.

Curta nossa página no Facebook. Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.