Meu Dinheiro

Carlos Eduardo Costa, consultor financeiro carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Como posso começar a poupar?

Publicado em: Qua, 23/07/14 - 03h00
Li na sua coluna sobre um desafio da poupança que você propôs para juntarmos um dinheiro. Nessas primeiras semanas, estou conseguindo, pois os valores são muito baixos. Mas tenho impressão que não conseguirei mais daqui a algumas semanas. Tenho muita dificuldade em guardar dinheiro. Melhor dizendo, não consigo mesmo. Até planejo. Mas sempre surge alguma coisa que me impede. Sei que tenho de mudar isso, caso pretenda conquistar os diversos objetivos que tenho. Me dê algumas dicas para conseguir completar o desafio e passar a guardar um dinheiro.  (Nara/Lagoa da Prata – MG)

Nara, a sua dificuldade é bem comum. Muitas pessoas gostariam de economizar, mas acabam não conseguindo. E o que é pior, não fazem nada para modificar esse quadro. Se queremos mudar os resultados em nossa vida financeira, temos que modificar nossos hábitos financeiros. Sem mudanças não há melhoria nos resultados. Preparei uma lista com dez dicas que com certeza poderá te ajudar a melhorar os seus hábitos financeiros. 

1) Elabore o seu orçamento – levante os seus ganhos e seus gastos. Você pode usar uma planilha eletrônica, mas uma simples folha de papel pode te ajudar.

2) Procure eliminar alguns gastos – faça uma reflexão sobre como você tem gasto o seu dinheiro. Procure evitar desperdícios.

3) Estabeleça seus sonhos – faça uma lista com os seus sonhos. E procure levantar qual seria o custo financeiro para realizar cada um deles.

4) Eleja as suas prioridades – escolha os sonhos mais prioritários. E calcule qual o valor você precisaria economizar por mês para realizar esse sonho.

5) Busque espaço no seu orçamento – o valor necessário terá de vir do seu orçamento. Faça escolhas. Elimine ou diminua alguns outros gastos. Não podemos ter ou fazer tudo que gostaríamos.

6) Fuja das dívidas – dívidas sem controle são capazes de desorganizar qualquer orçamento e com isso atrapalhar a conquista dos sonhos.

7) Faça uso consciente do cartão de crédito – caso você não consiga controlar a tentação de consumo que um cartão permite, desista dele.

8) Faça uma reserva para emergências – assim um gasto inesperado não irá comprometer o seu orçamento e nem atrapalhar os seus planos.

9) Tenha disciplina e perseverança – nada muda da noite para o dia. Tenha em mente onde você pretende chegar e não desanime com os obstáculos que encontrará pelo caminho.

10) Invista em sua educação financeira – leia sobre o assunto, acompanhe reportagens na TV.
Realizarei no dia 16 de agosto (sábado), o curso Meu Dinheiro – Planejamento Financeiro Pessoal, no hotel Sol Belo Horizonte (rua da Bahia 1.040, centro – quase esquina com avenida Augusto de Lima), das 8h às 17h – com uma hora de intervalo para almoço. O conteúdo é bem completo: aprender a cuidar do seu dinheiro, a equacionar as dívidas, a realizar os sonhos. Serão apresentadas as principais formas de investimento hoje existentes. E também como abordar o tema finanças nos relacionamentos e com crianças. Para os participantes será fornecido certificado de participação, além de um exemplar do livro “Meu Dinheiro”. Mais informações podem ser obtidas no e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br.

Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.