MEU DINHEIRO

Desperdícios

Redação O Tempo

Por Carlos Eduardo Costa
Publicado em 12 de setembro de 2018 | 03:00
 
 

O orçamento doméstico também nos ajuda a encontrar e eliminar desperdícios. E o que é um desperdício? É um gasto sem termos o devido benefício, gasto que não aumenta nossa qualidade de vida.

Na minha casa, por exemplo, eu estou sempre alertando minha mulher e minha filha para gastos que poderiam ser evitados. Um exemplo é a conta de luz.

Quais são os dois objetivos da energia elétrica em uma residência? O primeiro é iluminar os ambientes e permitir atividades que nos seriam impossíveis no escuro. E o segundo consiste em permitir o funcionamento de diversos aparelhos eletrodomésticos, que facilitam a nossa vida.

Um quarto com a luz acesa sem ninguém dentro está cumprindo seu objetivo? Não. E um aparelho de televisão ligado sem ninguém assistindo tem alguma função? Também não. Em nenhuma dessas duas situações, o objetivo está sendo alcançado. Portanto, há desperdícios.

Por isso, eu não gostaria de ver a luz de um quarto que está vazio acesa. Eu quero pagar para a Cemig uma conta de luz referente à quantidade de energia necessária para dar qualidade de vida para minha família. Não quero gastar nenhum centavo a mais. E a questão central, no caso desse exemplo, nem é se tenho ou não dinheiro. Se eu evito desperdício, posso utilizar aquele valor para fazer outra escolha! As companhias de energia elétrica distribuem cartilhas com diversas dicas para se eliminarem desperdícios, e com isso, reduzir o consumo de energia elétrica e o valor da conta de luz.

Nas compras

Alguns hábitos também permitem que se eliminem desperdícios em outra fonte importante de gastos de uma família: no supermercado. O primeiro deles é bem simples: fazer uma lista de compras. Ela nos ajuda a adquirir somente o que estamos necessitando. Quem vai ao supermercado e não leva lista, quando fica na dúvida se está ou não precisando de um produto, acaba optando por levar. E, muitas vezes, ao chegar em casa, verifica que não havia necessidade de se comprar aquele item.

Outro hábito saudável é não fazer compras com fome. Se não estamos bem alimentados, de forma inconsciente, nosso cérebro vais nos estimular a comprar produtos que possam nos saciar. Então, o carrinho de compras acaba lotado muito além da nossa necessidade.

Planeje bons hábitos para 2018. Invista em sua educação financeira.

Contatos

Curta nossa página no Facebook. Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br.