Meu Dinheiro

Carlos Eduardo Costa, consultor financeiro carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Empreender: uma solução à vista

Publicado em: Qua, 04/10/17 - 03h00

O número de empresas abertas em 2016 cresceu 20% comparando com o ano de 2015

. Esse levantamento sobre empreendedorismo compreendeu os diversos tipos de organizações empresariais.

A razão desse crescimento apontada pelo levantamento foi a necessidade de se ter uma fonte de renda após a saída do mercado formal de trabalho por causa de uma demissão e pela falta de perspectiva de nova colocação profissional. Nesse contexto, para muitos brasileiros, abrir um negócio próprio passa a ser a única saída encontrada para gerar a renda necessária ao pagamento das contas.

Como o fator motivacional para empreender foi a necessidade, isso acaba aumentando o risco do negócio, uma vez que o empreendedor, muitas vezes, não se prepara adequadamente para gerir seu negócio.

Por uma questão de urgência, não pesquisa adequadamente o mercado, não levanta todas as necessidades financeiras e também não se capacita. Por isso, a mortalidade dessas empresas acaba sendo alta.

Enxergar uma oportunidade é outro fator motivacional para se abrir um negócio próprio. Nesse caso, o futuro empresário verifica a possibilidade de oferecer um novo produto/serviço ou de melhorar algo que já é ofertado. Nesse cenário, abrir um negócio já pressupõe que o empreendedor tenha um maior conhecimento do mercado e esteja mais preparado para administrar seu negócio. Com isso, a probabilidade de sucesso do novo empreendimento aumenta bastante.

Dicas para diminuir o risco de um novo negócio:

- Conheça as características comportamentais importantes para um empreendedor. Busque introduzi-las em seu dia a dia.

- Pesquise livros e filmes histórias de empreendedores para lhe servirem de inspiração.

- Busque o apoio de entidades de fomento a novos negócios, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Será importante para aumentar sua capacitação no sentido de gerir sua empresa.

- Faça um plano de negócios antes de começar. Ele ajudará você a entender mais o mercado no qual pretende atuar.

- Reserve parte de seu capital. Não invista todas suas economias. Sempre é importante ter um plano B.

(Texto publicado originalmente no site de Educação Financeira do Banco Mercantil do Brasil)

Estou selecionando histórias de leitores que conseguiram realizar o sonho de abrir seu negócio. Se você se enquadra nessa situação ou conhece alguém, envie o relato do que foi feito para superar as dificuldades iniciais. As melhores histórias, além de serem publicadas na coluna Meu Dinheiro (com o uso de nomes fictícios para preservar a privacidade), irão ganhar um exemplar do livro “Meu Dinheiro 2”. Aguardo seu relato no e-mail cefcosta@hotmail.com.

Planeje bons hábitos para 2017. Invista em sua educação financeira. Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/harpiafinanceiro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.