MEU DINHEIRO

Estante do conhecimento

Redação O Tempo

Por Carlos Eduardo Costa
Publicado em 20 de junho de 2018 | 03:00
 
 

Uma das formas de melhorar o relacionamento com o dinheiro é ter acesso a um bom conteúdo sobre o tema. E, nos últimos meses, duas obras sobre educação financeira foram lançadas. Os autores conseguiram abordar questões importantes nessa temática utilizando uma linguagem simples e acessível a todos. Nada de conceitos muito teóricos e linguajar acessível somente para os profissionais da área. 

Em “Me Poupe!”, Nathalia Arcuri, a própria autora explica sua obra: “Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e das necessidades do presente? Sei que você tem muitas dúvidas sobre o que fazer com seu dinheiro. Sei também que muita gente simplesmente não faz nada com ele – a não ser pagar contas e juntar moedinhas para chegar até o fim do mês. É por isso que estou aqui. Sempre fui uma poupadora compulsiva. 

Desde cedo compreendi que precisaria juntar dinheiro para realizar meus sonhos. Aos 7 anos, comecei a poupar para comprar um carro quando fizesse 18. Com 23, comprei meu primeiro apartamento à vista. Aos 30, pedi demissão do emprego de repórter de TV e montei o canal Me Poupe! no YouTube. Aos 32, eu me tornei milionária. Hoje o Me Poupe! tem mais de 1,5 milhão de inscritos e é visto por mais de 8 milhões de pessoas por mês, sendo pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro ao falar de dinheiro com leveza e bom humor. Vou contar para você como cheguei até aqui, as roubadas em que me meti, as dúvidas que tive e tudo o que aprendi ao longo desses anos. Mas este livro não é sobre mim. 

É sobre você, seu dinheiro e a maneira como vem lidando com ele até agora. Para ajudar nesse processo, reuni exemplos práticos, situações reais, planilhas e exercícios e organizei tudo isso em dez passos simples para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”.

Quase todo mundo é jogado na vida adulta sem um manual de instruções que ensine a lidar com dinheiro. Não falamos sobre isso em casa, não aprendemos na escola, e, entre nossos amigos, o tema é um tabu. O resultado? Somos sempre levados a pensar que lidar com dinheiro é uma tarefa árdua e sofrida. São muitas as perguntas sem respostas. Como me organizo para que sobre dinheiro no fim do mês? Será que alugo um imóvel ou junto dinheiro para dar como entrada na casa própria? Qual é o melhor aplicativo para fazer um bom planejamento financeiro? Aliás, preciso de um aplicativo? Deixo dinheiro na poupança ou abro conta em uma corretora? Como colocar o dinheiro para trabalhar para mim sem virar um pão-duro? Em resumo: como lidar com dúvidas como essas e encontrar respostas que façam sentido para você? Em “Dinheiro sem Medo”, o consultor Eduardo Amuri convida você a colocar o assunto na mesa. Na internet, os dois livros são encontrados por R$ 20 e R$ 27. Boa leitura!