MEU DINHEIRO

O melhor investimento

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2016 | 03:00
 
 

Recebi um dinheiro de indenização e gostaria que você me orientasse como usar bem esse dinheiro. Pois é um valor considerável. São R$ 120 mil. Ainda pago aluguel e preciso sair dele. Esse valor não dá para comprar a casa dos meus sonhos. Estou evitando fazer um financiamento, pois tenho medo de ficar desempregado. Tenho uma vizinha que pretende vender sua casa. O problema é que ela não possui escritura. Estou pensando oferecer $ 70 mil e aplicar $ 50 mil para pagar escola da minha filha e outras coisas mais. Que tipo de aplicação o senhor me indica? Por enquanto, deixei na poupança. Vou ter um rendimento de $ 752 por mês. Fui ao banco e a gerente quis me indicar várias aplicações, mas, para não cair numa cilada de banco, estou precisando de uma consultoria. A tal da LCI/LCA tem um rendimento diário e é um bom investimento? A gerente quis que eu fizesse CDB, mas tem imposto e lá disse que teria um rendimento de $ 984 por mês. Esse dinheiro é para a compra da casa própria, mas também não quero ficar sem uma reserva principalmente para educação do meu filho. (Paulo Augusto, Belo Horizonte – MG)

Paulo Augusto, gostaria de parabenizar a sua preocupação em buscar a melhor alternativa para o seu dinheiro. Encontrar um investimento adequado será importante para que você possa realizar seus dois sonhos, a compra da casa própria e a educação do sua filha. É preciso que você coloque seu dinheiro em um investimento seguro e que garanta uma remuneração que possa ao menos superar os efeitos da inflação. E, infelizmente, você não estará conseguindo isso se deixar seu dinheiro na caderneta de poupança. A caderneta, apesar de ser ainda o investimento mais popular em nosso país, não tem garantido a recomposição do valor investido frente à perda de valor causada pela inflação. É fundamental que você direcione seus recursos para outro tipo de investimento. As duas alternativas oferecidas por sua gerente são boas frente ao seu objetivo de utilizar parte dos recursos no curto prazo. São investimentos seguros. Mas apresentam algumas diferenças em relação à caderneta de poupança. A primeira é positiva. Tem apresentado um rendimento superior ao oferecido pela caderneta. As LCA/LCI, como as cadernetas de poupança, apresentam isenção fiscal, ou seja, o governo não cobra impostos sobre os seus ganhos. Nos rendimentos do CDB, o governo cobrará impostos. E eles serão menores quanto maior for o prazo em que você irá deixar o dinheiro aplicado. Mas a principal diferença em relação à caderneta é a diminuição da liquidez (facilidade de resgatar o investimento). Na caderneta, a liquidez é diária. Já tanto nas LCI/LCA quanto no CDB, há um prazo para que possa ocorrer o resgate. Se você fizer resgate antecipadamente, perderá a maior parte dos rendimentos.

É preciso então que você tente conciliar o prazo em que deixará o recurso aplicado e a necessidade de utilizá-lo. Em relação à compra de sua casa, gostaria de lhe dar uma dica. Procure um especialista (um advogado, por exemplo) e veja todos os riscos de adquirir um imóvel que não possui escritura. Nesse caso, o barato poderá sair caro. E hoje o mercado está favorável para aqueles que querem comprar um imóvel e têm recursos na mão. Faça uma boa pesquisa!

Planeje bons hábitos para 2016. Invista em sua educação financeira.Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/harpiafinanceiro.

Mandem dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br