Meu Dinheiro

Carlos Eduardo Costa, consultor financeiro carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

O saudável hábito de poupar

Publicado em: Qua, 26/04/17 - 03h00

Tenho 22 anos e, recentemente, consegui meu primeiro emprego. O salário ainda é pequeno, pouco mais que um salário mínimo. Com uma parte, eu dou uma ajuda para pagar as despesas da casa de meus pais. E tenho ainda meus gastos pessoais. Mas, desde o primeiro salário, tenho conseguido guardar um valor a cada mês. No primeiro, poupei R$ 80. Fiquei muito contente, mas muitas pessoas riram de mim, dizendo que o valor era muito pequeno e que gastam essa quantia em uma simples saída de fim de semana. Mas eu não liguei. E, nos meses seguintes, sempre sobrou um valor maior para eu investir. Tenho meus planos e acho que a quantia que eu guardo a cada mês vai ajudar bastante. Estou certo? (Mariano – Ibirité/MG)

Mariano, você está muito certo. Poupar é um dos mais saudáveis hábitos financeiros. Na essência, é deixar de fazer algo no presente para realizar no futuro. Infelizmente, esse hábito não é muito frequente entre os brasileiros. Comparado ao de outros países, o nível de poupança entre os brasileiros é muito baixo. As principais justificativas apontadas são a crise e o baixo valor dos salários no Brasil. Mas tais justificativas são facilmente derrubadas. Recentemente, tivemos um período de bonança em nossa economia, e nem assim aumentou significativamente a poupança das famílias brasileiras. E, em relação à questão da baixa renda, seu exemplo joga por terra essa justificativa. Mesmo ganhando um pouco mais do que um salário mínimo, você tem conseguido guardar dinheiro a cada mês.

E, nesse caso, o valor guardado não é o mais importante. O fundamental é adquirir o hábito. E, se ele te acompanhando pelo resto da vida, você só terá a ganhar. Com a disciplina de guardar, mesmo que seja um valor pequeno a cada mês, você ganha dois aliados importantes: o tempo e a taxa de juros. E esses dois aliados combinados irão garantir um crescimento para suas economias. E, quanto mais tempo essas quantias ficarem investidas, mais o dinheiro renderá. Ao longo do tempo, pequenos valores somados poderão se transformar em um bem maior. Lembre-se do ditado: “de grão em grão é que a galinha enche o papo”. E com certeza será possível realizar mais sonhos com um dinheiro maior. Esse deve ser o objetivo final de suas economias: realizar sonhos importantes para você e para pessoas próximas.

Para aumentar sua capacidade de poupança, te dou uma sugestão. Em vez de esperar acabar o mês e ver o que sobrou de seu salário para aí sim investir, faça diferente. Monte um orçamento com todas suas despesas mensais. Assim, você fica sabendo quanto deverá sobrar a cada mês. Veja aquelas despesas que podem ser trabalhadas para diminuir um pouco seu gasto mensal. Assim, você consegue aumentar o valor que pode sobrar. Tendo esse definido, transforme-o em um compromisso. Tão logo você receba seu salário, já o direcione para algum investimento. Se deixar para fazer isso no fim do mês, é bem provável que, durante esse período, você acabe gastando um pouco mais atendendo a alguns impulsos. E, no fim do mês, menos dinheiro poderá ser investido.

Realizarei no dia 28 de maio a terceira turma do workshop “Meu Dinheiro no Tesouro”, no hotel Cheverny (rua Timbiras, 1.492, centro – entre a rua da Bahia e a avenida João Pinheiro), das 8h às 17h – com uma hora de intervalo para almoço. O conteúdo é bem completo: você irá aprender a cuidar de seu dinheiro e a investir no Tesouro Direto, garantindo uma excelente rentabilidade. Para os participantes serão fornecidos coffee break, certificado de participação e um exemplar do livro “Meu Dinheiro 2”. Mais informações podem ser obtidas no e-mail cefcosta@hotmail.com.

Planeje bons hábitos para 2017. Invista em sua educação financeira.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/harpiafinanceiro.

Mande dúvidas e sugestões para o e-mail carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.