Meu Dinheiro

Carlos Eduardo Costa, consultor financeiro carloseduardo@harpiafinanceiro.com.br

Quero mudar!

Publicado em: Qua, 30/01/19 - 02h00

“Meu nome é Flávia e sou de Igarapé/MG. Li sua coluna no jornal Super e me identifiquei com a história contada, se parece com a minha. Por favor, você poderia me ajudar? Vou colocar em prática, não aguento mais passar por dificuldades financeiras. No momento, somente meu marido trabalha, e eu faço uns bicos de bombons e doces, pois sofri um grave acidente de carro há alguns anos e tenho vários parafusos no tornozelo esquerdo. Uma das minhas pernas ficou menor que a outra, por isso manco. Com isso, não consigo trabalhar fora, porque sinto muitas dores. Estou correndo atrás para me afastar pelo INSS, mas, enquanto não consigo uma renda fixa todo mês, tenho que correr atrás e saber gastar o pouco que ganhamos”.

Flávia, você tem razão! Independentemente do quanto ganhamos, seja muito ou pouco, temos de cuidar bem do nosso dinheiro. E, quando estamos com uma situação mais incerta, isso é ainda mais importante. É o seu caso. Impossibilitada de trabalhar em virtude de seus problemas de saúde e sem ter uma situação definida junto ao INSS, só lhe resta a atividade informal.

Gostaria de trabalhar dois pontos contigo. O primeiro, em relação ao controle financeiro em sua casa. E, depois, o controle em relação ao seu trabalho de produção de bombons e doces.

Para sua casa, é importante que você e seu marido levantem todos os compromissos que vocês já têm assumidos. Quais são as contas que vocês pagam todos os meses? Depois, é importante também relacionar as demais despesas. Como padaria, supermercado, transporte. Isso já vai dar uma ideia se o orçamento de vocês está ou não equilibrado, ou seja, se vocês estão gastando menos do que ganham. Caso contrário, há um risco enorme de estarem se endividando.

Conseguiu fazer? Que ótimo! Mas agora é preciso ir além. Nos próximos 30 dias, anotem todas as despesas de vocês. Não dá para confiar somente na nossa memória. É preciso ter um controle melhor. E a anotação pode ser feita em qualquer lugar. Em uma planilha de computador ou até mesmo em um bloquinho de papel. Com esse controle, será mais fácil buscar e eliminar alguns desperdícios. São gastos que estão além do que gostaríamos. Esse controle é o primeiro passo para qualquer mudança.

E você também deve melhorar seu controle no seu negócio. Na próxima vez que for fazer uma encomenda, registre todos os itens que você vai gastar. Mas são todos mesmo! Depois levante no supermercado o preço de cada um. Agora será fácil calcular qual o custo daquela encomenda. E compare com o preço que você cobrou. Estão muito próximos? Pode ser, então, que você esteja tendo prejuízo, pois, como você levantou somente o valor dos ingredientes, não tinha computado outros gastos, como o seu trabalho e a energia utilizada (gás ou energia elétrica). Todos os gastos devem estar incluídos no preço final.

Como você pode ver, um bom controle é o primeiro passo!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.