A pandemia causou muitas mudanças no mercado de trabalho. Entre os principais impactos estão questões como engajamento e produtividade, que sofreram alterações por conta do home office e trouxeram um grande desafio para as lideranças: conseguir fazer uma boa gestão no quadro de funcionários neste novo contexto e, mais que isso, reter talentos para a empresa.

É preciso acompanhar com mais flexibilidade e entender a diversidade presente e a realidade de cada um, afinal, estamos lidando com casais com filhos, pessoas que moram com os pais, sozinhas etc.

A verdade é que discurso bonito e salário na conta não são mais suficientes: preocupação e cuidado com o funcionário devem sair do papel e ser aplicados na prática.

Esses fatores têm se mostrado tão relevantes que nem a crise trazida pela pandemia tem sido capaz de fazer com que as pessoas permaneçam em seus empregos caso estejam insatisfeitas ou desmotivadas. Neste cenário, a retenção de talentos se tornou um verdadeiro desafio para as empresas.

O raciocínio não é difícil: por mais modernas que sejam e por mais recursos que disponham, para funcionar, empresas precisam de pessoas. Apesar de parecer simples, muitas organizações ainda se perdem nesta ideia. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Pearson - empresa global de educação - que mostrou que 76% dos brasileiros estão insatisfeitos com o trabalho e planejam repensar seu plano de carreira por causa da pandemia.

Em um cenário de incertezas, as pessoas passaram a buscar por mais saúde mental para lidar com os desafios do novo normal. Esse benefício ultrapassa até mesmo aqueles com foco na saúde física que, até então, estavam no topo de benefícios atrativos.
 
Os profissionais hoje buscam por propósito, qualidade de vida, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, comunicação e colaboração. Em diversos casos, inclusive, o componente emocional chega a ser mais forte do que a remuneração. Atrair, reter e motivar requer estratégia e, sobretudo, cuidado e empatia.
 
Porque de fato, a retenção de talentos de uma empresa só é realmente bem sucedida quando ela possui um conjunto de práticas e estratégias que são aceitas pelos próprios colaboradores. A pandemia está remodelando as preferências das pessoas e, por isso, é preciso estar sempre atento às mudanças para saber como aproveitar e valorizar os bons profissionais do mercado.