PADRE MARCELO ROSSI

Façamos de 2019 um presente para nós e para Jesus!

Quis Deus que nosso primeiro encontro do ano fosse no Dia de Reis

Por Da Redação
Publicado em 06 de janeiro de 2019 | 03:00
 
 

Olá, meus amados! Primeiramente, quero expressar meus mais sinceros desejos de que possamos vivenciar este ano de 2019 na plenitude da graça de Deus! Que Jesus esteja conosco de tal modo que cada um de nossos atos glorifiquem Seu nome e engrandeçam a nós e a todos que conosco convivem!

Quis Deus que nosso primeiro encontro do ano fosse no Dia de Reis. Segundo nossa tradição, celebramos hoje a chegada dos magos do Oriente ao menino Jesus, cada um com seu presente.

Os Reis Magos são citados apenas uma única vez nas sagradas escrituras. É no Evangelho de Mateus, capítulo 2, que começa assim: “E tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo”. E o versículo 11 traz: “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. E, abrindo seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.

Agora, você pergunta: padre, a Bíblia só diz isso sobre eles? Pois é, meus queridos. Sabem como descobrimos as outras informações? Vamos lá: existem outras fontes que nos trazem mais detalhes sobre os sábios do oriente. Mas duas são principais. Um monge beneditino chamado São Beda, que viveu entre 673-735, na Inglaterra, considerado a maior autoridade no estudo dos primeiros tempos da Igreja, por ter tido contato direto com alguns sucessores dos próprios apóstolos, pesquisou por anos a história dos Reis Magos e foi o primeiro a detalhar fatos sobre os viajantes.

Segue um trecho de suas anotações: “Eram 3, Melquior era velho, 70 anos, cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, 20 anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com 40 anos, partira do golfo Pérsico, na Arábia”.

Outra fonte é um livro apócrifo guardado na biblioteca do Vaticano, chamado “A Revelação dos Magos”, montado através de fragmentos de páginas escritas em sírio-antigo que estavam na biblioteca do Vaticano a quase 300 anos.

Vamos nos espelhar em Jesus e fazer de 2019 um presente para nós e para Ele!

Momento da oração

Oração para conseguir vitórias difíceis

Deus, criador do mundo, Tu, que dissestes “peça e receberás”, inclinai Teus ouvidos a esta humilde criatura. Na glória do Teu poder ouve a minha prece, Ó Pai amado. Fazei com que, por Vossa vontade, eu obtenha a graça que tanto almejo e necessito para minha vida e que isso seja feito pelo Teu poder. Senhor Jesus, supre agora todas as minhas necessidades e de todo o universo. Amém!