PADRE MARCELO ROSSI

Saudade sim, tristeza não!

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 01 de novembro de 2014 | 04:00
 
 

Amados, amanhã é o Dia de Finados e, ano após ano, eu faço tudo que posso para mostrar a todos a importância de nos sentirmos felizes nessta data. Quero que todos tenham, em seus corações e suas mentes, a certeza de que, se você tem saudade, é por que viveu momentos felizes e marcantes em sua vida. Então, não sofra, não questione Deus, apenas agradeça por ter tido a chance de ter vivido instantes que jamais saíram de sua memória e, hoje, compõem a sua história.

O Dia de Finados é lembrado desde os primeiros anos da nossa Santa Igreja, e o foco da celebração nunca foi à morte, mas a fé na Ressurreição e a esperança de um dia estar com Deus em sua morada.

Sei que é um tema difícil falar: dos que se foram é mexer em feridas difíceis de serem cicatrizadas. Todos nós sofremos ao perder pessoas que amamos, mas “só deixa saudade quem foi amor”. Porém, por mais que tenhamos essa certeza em nossos corações, sempre dói não podermos mais ter o contato físico, as conversas e os abraços com aqueles que marcaram nossa existência. Deus determina o que iremos passar, mas somos nós que decidimos como iremos fazê-lo, por isso, afaste a tristeza do seu coração.

Faça uma oração para aqueles que perderam pessoas importantes, como pais, mães, maridos ou esposas. Como coloquei, toda a perda é sentida, mas essas, particularmente, deixam um vazio enorme. Quando perdemos nossos pais, parece que uma parte de nossa vida desaparece. O mesmo ocorre quando esposas perdem seus maridos, ou vice e versa, pois perde-se o parceiro (a) escolhido para dividir a caminhada da vida.

Peço uma oração especial a todos que sentem uma das piores dores envolvendo perdas: pais que perderam filhos. Perder um pai ou uma mãe dói muito, mas perder um filho causa um abalo psicológico nas pessoas, que, se não cuidado com carinho, pode devastar para sempre a vida de um ser humano.

Vocês que estão devastados pela dor da perda de um ente querido, tenham calma e trabalhem esse sentimento na sua vida e na sua alma. Lembre-se que grandes provações edificam uma grande fé, não se deixe cair no fundo do poço da dor e da amargura, levante a cabeça e saiba que, se você está com saudade, é porque você viveu momentos felizes. Agradeça a Deus os momentos passados com as pessoas que amaram e não lamente sua ausência nesta vida. Sentir saudade é bom, mas sem tristeza, pois “só deixa saudade quem foi amor”. Bom dia, boa semana. Deus abençoe a todos!

Padre Marcelo Rossi