Pastor Marcio Valadao

A salvação é pela graça, e não por méritos e doutrinas

Publicado em: Ter, 15/01/19 - 02h00

Jesus Cristo disse em Mateus 16.24-27: “Então, disse Jesus aos Seus discípulos: se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida por amor de mim a achará. Pois adianta o homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou o que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de Seu Pai, com os Seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”.

A salvação é dom de Deus, ela é de graça, ninguém é salvo pelas obras. Graça é tudo o que preciso, mas não mereço. Porém, existe também o galardão; este é como se fosse uma medalha. Galardão está diretamente ligado à palavra “recompensa”.

No versículo em destaque, Jesus disse “tome sua cruz e segue-me”. Muita gente pensa que cruz é sacrifício, mas não é; cruz é a vontade de Deus. Quando você tem entendimento dessa verdade, recebe a paz que excede todo entendimento. Não levaremos nada deste mundo a não ser o que recebemos gratuitamente: a salvação. Quando você se apropria dela, não se preocupa com méritos, valores e doutrinas; isso não importa mais.

O final do versículo diz que o Pai dará a cada um segundo as suas obras; isso é a recompensa. E a sua recompensa é ver sua família transformada e seus sonhos realizados. Andar com Deus é tão fascinante que você pode experimentar essa alegria aqui na terra. Cada dia com Ele é melhor que o dia anterior. O céu não começará após o seu corpo morrer, ele pode ser experimentado aqui e agora. Tudo é diferente quando toma Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.