Pastor Marcio Valadao

A vontade de Deus é maior

Publicado em: Ter, 20/08/13 - 03h00

Deus escolheu o homem para cumprir o propósito dele aqui na Terra. Porém, muitas vezes, queremos fazer as coisas pela nossa própria ótica. A Palavra diz: “Agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração” (Salmos 37.4). E agradar ao Senhor é fazer a Sua vontade, obedecendo e vencendo as batalhas para as quais nos designou. Foi assim com Saul, Deus o ungiu para ser rei sobre Israel, e ele se tornou rei e para isso precisou obedecer a Deus. E ele quis obedecer, porém resolveu fazer alguns ajustes. O que desagradou a Deus sobremaneira (Leia 1 Samuel 15).

A missão para a qual Deus ungiu Saul era eliminar o inimigo, povo este que constantemente vinha contra o povo de Deus. Batalhas já tinham acontecido, muitas guerras por tantas gerações e os amalequitas eram contra o Senhor. Eles odiavam o povo de Deus e, finalmente, Deus estabeleceu uma autoridade e ungiu o rei Saul para que o inimigo fosse eliminado. Saul tinha unção para fazer exatamente o que Deus o havia chamado para fazer.

Pense: para quê Deus o chamou? Talvez para que você fosse um marido ou uma esposa melhor, um pai ou uma mãe melhor, um empregado melhor, um patrão melhor. Deus já nos ungiu e nos chamou para cumprir o propósito Dele. Temos que tomar posse da vitória de Cristo na cruz do Calvário e cumprir o propósito para o qual fomos chamados.

Saul tinha a intenção de obedecer a Deus, tanto que mobilizou e treinou seu grande exército de duzentos mil homens de pé e 10 mil homens de Judá para lutarem contra os amalequitas. Ele criou estratégias para vencer aquele povo. E Deus o ungiu para cumprir aquela tarefa. Ele possuía as habilidades necessárias para cumprir o que Deus o designou. Deus sempre vai usá-lo na sua área, você pode ser servo como um montador, um arquiteto, um advogado, Ele o ungirá para destruir o inimigo usando as habilidades que lhe deu. Saul era um estrategista e ele sabia como mobilizar e vencer uma batalha. Preparou uma emboscada para os amalequitas. E venceu a batalha, na verdade Israel venceu a batalha, mas Saul poupou o rei. Saul desobedeceu a Deus poupando um homem. Ele quase obedeceu, mas poupou um homem. O que existe no homem que o faz planejar, ter a intenção de obedecer? Para obedecer a Deus é preciso 100%. Se você obedece 99,9% isso é desobedecer. Para Deus não há meio termo, a Palavra diz sim, sim, não, não. Obedecer é não poupar nenhum inimigo, é você ser radical com o inimigo. Não podemos brincar com o inimigo na nossa vida. Jesus disse que um pouco de fermento leveda toda a massa (Gálatas 5.9).

Deus se irou com a desobediência de Saul e diz a Palavra que Ele se arrependeu de ter constituído rei a Saul. Você já se viu numa situação fazendo algo que não era o plano de Deus para sua vida? Isso aconteceu com Saul e pode acontecer com qualquer um de nós.

Você segue as regras ou quebra as regras? Isso é uma questão de caráter. Deus ungiu a Saul e acreditava nele, Ele nos ungiu e acredita em nós para cumprirmos o chamado dele em nossa vida. Por isso, precisamos ser radicais no que se refere à desobediência, radicais com o inimigo. Precisamos reconhecer que quebramos regras em áreas talvez de pouca importância para nós, e que existe um pouco de rebelião que permanece em nossa vida por muito tempo. E Deus nos confronta, para que nenhum fermento da desobediência, da rebelião, pecados ocultos cresçam em nossa vida, na nossa casa, nos nossos relacionamentos. Precisamos abraçar a disciplina do Espírito Santo para nos ajustar, vivermos e cumprirmos a vontade de Deus. Deus os abençoe.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.