Paulo Bressane

e-mail: bressane@otempo.com.br

Negócios

A “mulher sapiens” 

Publicado em: Sáb, 04/07/15 - 03h00
Na solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Medicina, Samuel Flam, presidente da Unimed-BH; Amélia Maria Pessoa, presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais; Fábio Augusto Guerra, novo presidente do Conselho Regional de Medicina, e Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica de Minas Gerais | Foto: Gláucia Rodrigues

O Homo sapiens, ou seja, os humanos anatomicamente modernos, originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos (que fique bem claro para algum petista desavisado, o homo aqui vem do gênero humano, que serve tanto para o homem quanto para a mulher). A ciência nos diz que todos os humanos, independentemente do sexo, são descendentes da “Eva Mitocondrial”, uma mulher que viveu há cerca de 150 mil anos. Mas eis que, de repente, para o êxtase geral do mundo científico, nossa presidente, discursando na abertura dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, disse, enquanto segurava uma bola de folha de bananeira: “Pra mim essa bola é um símbolo da nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em homo sapiens, ou mulheres sapiens”.

Em seu discurso, a mulher sapiens disse ainda que “nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma forma básica de alimentação, e aqui nós temos uma (...) Temos a mandioca, e aqui nós estamos, e, certamente, teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil”. Cientistas de linguística e raciocínio lógico em todo o planeta estão tentando entender a profundidade de seu pronunciamento. Por sua vez, os paleontólogos já sabem que a mulher sapiens surgiu de um gene que batizado como Lula, o homo popularis, deu início a este triste capítulo na involução da terra brasilis.

Se, para a ciência, Eva foi a mãe de toda a humanidade, para o homo popularis, a mulher sapiens foi a mãe do PAC, a gerentona que, segundo ele, “tem a competência e a capacidade que o Brasil precisa pra fazer o país avançar”. Acontece que nossos “sapiens” dirigentes sempre fomentaram o regressismo ideológico e, para isso, não mediram esforços para manter o povo como massa de manobra na rédea curta do amparo social. Deu no que deu, o país regrediu perigosamente na área política, econômica e social. Para finalizar, a mulher sapiens deve estar com problema de memória, em seu último pronunciamento nos Estados Unidos, ela disse que não respeita delatores. Esqueceu-se de que seu gene criador, Lula, o homo popularis, delatava seus companheiros durante o regime militar.

Entre a gente

Arquitetos e decoradores ganharam espaço personalizado e exclusivo dentro da nova Prima Linea Studio, inaugurada no Ponteio Lar Shopping. A loja conceito da marca conta com um ambiente dedicado aos profissionais do setor, apresentando móveis com design diferenciado e uma linha própria assinada por designers.

Por sua vez, a rede Bel Lar, especializada em acabamentos, tem comemorado os números positivos nas vendas já nos primeiros meses de 2015. Baseada neste cenário, a empresa revitalizou sua matriz, com investimentos na ordem de R$ 400 mil, e inaugurou a loja Exclusive. Com um mix de produtos diferenciado, as lojas têm agradado os consumidores.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.