Paulo Campos

Aniversário

CLPL homenageia o prefeito José Fernando, filho de José Aparecido, em Lisboa

Publicado em: Sex, 12/11/21 - 11h07

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) prestou uma homenagem a José Fernando Aparecido de Oliveira, durante seminário a “Jornada Agostinho da Silva — Os parlamentos na comunidade dos países de língua portuguesa”, que comemora os 25 anos da entidade, em Lisboa. O prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (Amig) é filho de José Aparecido de Oliveira, primeiro ministro da Cultura do Brasil, um dos nomes que ajudaram a fundar a CPLP em 17 de julho 1996.

José Fernando agradeceu a homenagem e finalizou seu discurso citando o poeta Carlos Drummond de Andrade: “O verso mais belo é o amor. Que a cultura da paz seja instrumento de união dos nossos povos. Esse é o maior sentido de uma comunidade”. Prestigadíssimo, o seminário — organizado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal e da Câmara dos Deputados do Brasil — contou com as presenças de diversas autoridades brasileiras e portuguesas de peso, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Estavam ainda no evento o presidente da Assembleia Nacional Popular de Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá; o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, deputado federal Aécio Neves; o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Portugal, deputado Nuno Miguel Carvalho; o presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros; o presidente do Sebrae, Carlos Melles; a deputada federal Kátia Abreu e o jogador Daniel Alves.

De Minas Gerais, participaram da solenidade o secretário de Estado de Turismo e Cultura, Leônidas Oliveira, e a subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa; o prefeito de Itapecirica, Wirley Reis; o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva; o presidente da CDL-BH, Marcelo de Sousa; o representante da Fecomercio-MG, Alexandre Magno de Moura e a jornalista Izabela Drumond, da recém-criada representação de Minas Gerais em Lisboa.

Cooperação

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é formada por nove estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Para além do idioma em comum, as nações compartilham a cooperação mútua e reforçam os laços da lusofonia. Neste ano, o encontro celebra o legado de Agostinho da Silva, professor e filósofo português que sempre almejou aproximar os países cuja língua oficial é a portuguesa.

Na abertura da jornada, que se estende até esta sexta-feira (12), os convidados discursaram e destacaram a herança cultural comum e a língua portuguesa como instrumento capaz de potencializar objetivos comuns. O seminário conta, ainda, com dois painéis: o primeiro é dedicado à abrangência da língua portuguesa no mundo e o segundo aborda os 25 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, contextualizado o passado e o futuro do grupo.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Hotelaria de BH
Biênio 2021/2023
Caparaó
Encontro
Madri
Reviva Turismo
Hotelaria
Evento
Aniversário
Lisboa