Encontro em Alagoas

Schultz anuncia que convenção 2025 será em Curitiba

Ao todo, operadora reuniu 400 agentes no Vila Galé Alagoas; Minas Gerais esteve presente com 27 representantes de agências

Por Paulo Campos
Publicado em 22 de março de 2024 | 14:00
 
 

Encerrada nesta quinta-feira (21/3), a 16ª Convenção da Schultz anunciou o local da próxima edição: Curitiba, no Paraná. De volta às origens, a operadora de turismo voltou à cidade onde nasceu. “Para nós é uma alegria sem tamanho realizar, pela primeira vez, nossa convenção onde tudo começou”, afirmou Aroldo Schultz, presidente do grupo.

O Viaje Paraná foi um dos órgãos de turismo estaduais que participaram da convenção deste ano, ocorrida no Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio. Em janeiro do ano passado, o governo do Paraná criou o Serviço Social Autônomo Viaje Paraná, autarquia que substitui a Paraná Turismo, e a Secretaria de Estado do Turismo, órgãos responsáveis pela elaboração de políticas públicas de turismo.

“A Schultz vai nos ajudar a colocar todas as oportunidades do destino Paraná na prateleira para agentes de viagens de todo o Brasil. Somos jovens, criados em 2023, com o desafio de dar celeridade ao processo de colocar o Paraná em um novo patamar do turismo brasileiro”, disse Eduy de Azevedo Júnior, do Viaje Paraná.

Foz de Iguaçu, principal destino turístico do Paraná, é um dos dez mais procurados por estrangeiros no país e um dos melhores em custo-benefício. Além de Foz, a Viaje Paraná apresentou a capital Curitiba, o passeio de trem Curitiba-Morretes, administrado pela Serra Verde Express, Maringá e o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa.

Outros destinos que exibiram suas potencialidades na convenção foram Alagoas, Gramado (RS), Marechal Deodoro e Penedo (AL), Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte. Das 40 empresas e destinos presentes à convenção, o governo do Paraná, a Luck receptivo, os Cânions do São Francisco, a Tropicalis Hotéis, a operadora colombiana All Reps e o resort Pratagy participaram pela primeira vez do evento.

Os 400 agentes de viagens presentes à convenção representavam Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Só de Minas, foram 27 profissionais

O presidente da operadora Europamundo, Luís Garcia, fez a palestra motivacional “Turismo por um Mundo Melhor”. A Europamundo é operadora de turismo focada em aspectos culturais, paisagísticos e imersão na cultura em países populares e isolados, com roteiros em cinco continentes. Garcia apenas lamentou que os conflitos estejam afastando muitos viajantes do Oriente Médio e da Rússia.

No ano passado, a Europamando embarcou 29% a mais de viajantes, se comprado com a pandemia, mas ainda não atingiu os patamares de 2019. Hoje, os principais clientes da operadora são oriundos da América Latina, como México, Argentina e Brasil. Dos mais de 2.000 roteiros, a Europamundo só comercializa o México.na América Latina.

A Schultz ainda premiou as agências que mais comercializaram os produtos da operadora, como pacotes de viagens e seguro Vital Card, com uma viagem para as Ilhas Maldivas neste ano. Entre as operadoras contempladas estão Ah Voyage (RJ), GNC Turismo, Mont Blanc Tour e Turismo Europeu Viagens (SP) e Talentus Turismo (MG).