PAULO DINIZ

Algo de Ciro no ar

A julgar pelo ritmo com que andam os preparativos dos pré-candidatos à Presidência, a lição de 2018 foi aprendida

Por Da Redação
Publicado em 05 de outubro de 2021 | 04:00
 
 

A julgar pelo ritmo com que andam os preparativos dos pré-candidatos à Presidência, a lição de 2018 foi aprendida: quanto mais forem prorrogadas as decisões importantes, maior a chance de imprevistos roubarem a cena. À exceção de Lula, que tem crescido por inércia com os desgastes do governo, e por isso procura evitar qualquer movimento que interrompa esse ciclo virtuoso, os demais postulantes ao Planalto se encontram em campanha escancarada pela divulgar seus nomes.

Merece destaque Ciro Gomes, pela sofisticação e inovação com as quais se lançou à pré-campanha. Há seis meses, Ciro contratou o nome de maior destaque do marketing político nacional, o publicitário João Santana, e esse movimento em si já prenunciava novidades. Porém, acompanhar os primeiros frutos dessa parceria vem sendo surpreendente.

É possível identificar duas direções nas quais caminha a estratégia de comunicação de Ciro: por um lado, esforça-se para construir conexões com novos públicos; e, por outro, procura reescrever episódios polêmicos do seu passado. Ambas as iniciativas destoam em relação às práticas corriqueiras do Brasil.

Um exemplo foi a produção de vídeos voltados para o eleitorado religioso, nos quais Ciro disse estar revelando algo que sempre trouxe consigo: sua fé. Muitos comentaristas acusaram-no de agir sob influência de João Santana para buscar votos de um eleitorado que dá os primeiros sinais de querer abandonar Bolsonaro. Surpreendentemente, Ciro incorporou tais críticas ao seu próprio discurso, dizendo ter sido encorajado por Santana a “se mostrar por completo” para os brasileiros. A estratégia da sinceridade extrema – reduzindo “acusações” ao patamar de simples “fatos” – silenciou os críticos.

Percebe-se que há algo de novo no ar quando um político não nega ou ignora aquilo que dizem a seu respeito, mas sim, absorve e subscreve o discurso em questão. Essa mesma postura é praticada quando a própria contratação de João Santana é colocada como outra “acusação” contra Ciro: em resposta, o cearense destaca que se trata do profissional mais gabaritado do país, disponível no mercado e sem pendência junto à Justiça. Mais uma polêmica desfeita.

No campo das conexões com novos públicos, vale destacar o impressionante programa voltado para o público adolescente, de nome “Ciro Games”: nele, o pré-candidato agrega todas as referências possíveis do universo dos youtubers, gamers e afins, mudando drasticamente seu vestuário, vocabulário, tom de voz e até seu gestual. A cena é impactante para quem está acostumado com o personagem histórico de Ciro: um cruzamento sempre imprevisível entre Lampião e Ariano Suassuna. Se a iniciativa tiver sucesso, Ciro será o primeiro a conversar diretamente com milhões de eleitores adolescentes: um prêmio que justifica o esforço.

Como as pesquisas de intenção de votos retratam muito mais o passado do que o futuro, é possível hoje registrar um potencial de crescimento significativo para Ciro, caso ele encontre ouvidos para seu novo tipo de discurso.