RAIMUNDO COUTO

65 anos bem rodados

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 28 de março de 2018 | 03:00
 
 
Volkswagen/divulgação

Na última sexta-feira, 23 de março, foi a vez de a Volkswagen do Brasil comemorar mais um aniversário. Não são poucos os que se lembram do famoso slogan que marcou por algum tempo a imagem da fábrica no Brasil. “VW, você conhece, você confia”, Simples e objetivo, a frase é completa e dá a exata dimensão da importância do que representa para o povo e para a economia do país de termos em nosso território a filial de maior relevância para a empresa no mundo. E de pensar que tudo começou com investimentos de 100 milhões de cruzeiros, número que à época chegavam à beira do estratosférico.

A data precisa e que marca o início das atividades da VW no Brasil é o dia 23 de março de 1953, quando, em um galpão alugado no bairro Ipiranga, zona Sul de São Paulo, 12 operários montavam o Fusca, que se chamava Sedan 1200 e iniciava uma trajetória de grande sucesso.

Em comparação com o passado, a fabricante alemã já experimentou tempos mais auspiciosos em sua longeva história de vida no país. Apenas para refrescar a memória, a montadora reinou absoluta no mercado brasileiro por longos 42 anos, liderando, até de certa forma isolada, as vendas de veículos no país. Chegou até mesmo a deter a metade do mercado na década de 70, mas não se pode esquecer que entre um dos muitos motivos que levaram a perda desta citada hegemonia esteve a criação da Autolatina (associação com a Ford), que dividiu em vez de somar e não deixou boas lembranças. Por isso tudo, de uns anos pra cá, a empresa vem passando por profunda reestruturação, sobretudo e baseada na necessidade de rever e atualizar a linha de produtos. É preciso restabelecer o elo que se perdeu no tempo e que lhe tirou a liderança do mercado brasileiro. Seu modelo de entrada, o Gol, foi por décadas um campeão de vendas, mas foi ultrapassado pela concorrência.

As mudanças pelas quais a Volks está passando já podem ser percebidas a partir do lançamento do novo Polo, no ano passado, com a chegada do Virtus neste ano. Tanto o público quanto a crítica especializada têm tecido elogios aos dois modelos, e não sem razão, com uma qualidade construtiva de alto gabarito: ambos proporcionam ao condutor uma dirigibilidade excepcional.

A partir da próxima semana, a montadora começa a vender a nova geração do utilitário-esportivo Tiguan. O anúncio foi feito durante cerimônia para celebrar os 65 anos de produção nacional. O novo modelo é fabricado no México e será vendido em versões de cinco ou sete lugares. Haverá motores 1.4 e 2.0, ambos turbinados. Atrasada em relação à concorrência quando o assunto é SUV compacto, a VW se prepara para se lançar nesse concorrido segmento. Pablo di Si, presidente da Volkswagen América do Sul, confirmou que três utilitários-esportivos serão lançados no Brasil até 2020. Entre os modelos está o SUV compacto T-Cross, que deve ser apresentado no Salão de São Paulo, em novembro.