Raimundo Couto

Jornalista especializado no setor automotivo, escreve às quartas-feiras no caderno Veículos

Bom exemplo (II)

Publicado em: Qua, 24/05/17 - 03h00
Mercedes-Benz encabeça a iniciativa pioneira no Brasil | Foto: Daimler/divulgação

Na edição do Super Motor da última semana, dedicamos este espaço para divulgar a “carreata verde”, que acontecerá em São Paulo no próximo sábado (27). Em outra oportunidade, publicaremos aqui um balanço do desfile. Hoje, vamos falar de educação no trânsito e da mobilização do Grupo Daimler em uma importante contribuição para democratizar as boas práticas por meio do ensino.

O projeto Mobile Kids, sobre educação no trânsito, leva a informação para 64 escolas públicas de São Paulo e tem como público- alvo, crianças entre 4 e 10 anos. A iniciativa está presente em 11 países, e, além das instituições oficiais, outros 50 colégios particulares receberão o material didático. O conteúdo do projeto foi desenvolvido pela Daimler, em parceria com a Universidade de Koblenz, na Alemanha. O Mobile Kids é um projeto global da Daimler que desenvolve, com a consultoria de profissionais especializados, materiais que destacam o trânsito mais seguro e a prevenção de acidentes.

A proposta tem como objetivo estimular as crianças a compartilharem com seus pais e familiares conceitos importantes a respeito dos temas, para a formação de uma sociedade ainda mais consciente. “Com essa iniciativa, é possível disseminar ensinamentos no presente que serão fundamentais também no futuro dessas crianças”, destaca Luiz Carlos Moraes, diretor de comunicação corporativa e relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil e responsável pelo comitê de Responsabilidade Social. O projeto da Daimler veio complementar a iniciativa do colégio e, pela importância do tema, a instituição decidiu compartilhar os materiais didáticos com outras escolas de São Paulo, possibilitando a disseminação do conhecimento para crianças das redes pública e privada de ensino.

A cartilha é composta por cartões, fichas, desenhos explicativos e jogos de cartas que representam a realidade do trânsito e estimulam o raciocínio dos participantes em busca de segurança e responsabilidade com pedestres, ciclistas e motoristas em geral. “Os materiais didáticos do Mobile Kids são utilizados por todos os países que realizam o projeto. É dessa forma que conseguimos alcançar as crianças, trazendo diversão e informação”, completa. A presença internacional da Daimler torna possível a adaptação do projeto em diversas línguas com o apoio de parceiros locais.
Países como Rússia, China e Turquia também levam às crianças conteúdos traduzidos e que representam a realidade do trânsito de cada região. A iniciativa da Daimler deveria ser seguida por seus pares estrangeiros que atuam no Brasil há muitas décadas e têm suas matrizes em países desenvolvidos, onde há escolas públicas de qualidade, professores bem remunerados e alto nível na formação dos jovens alunos. Só por meio da educação é possível construir um país com mais dignidade e inclusão social.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.