Raimundo Couto

Jornalista especializado no setor automotivo, escreve às quartas-feiras no caderno Veículos

Direção segura na FCA

Publicado em: Qua, 09/05/18 - 03h00

Há cerca de um mês, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) tem um novo presidente para a América Latina. Assumiu o comando dos negócios, em substituição a Stefan Ketter, que retornou para a Europa, o engenheiro italiano Antonio Filosa. Natural da região de Nápoles, o executivo de 44 anos entrou para a Fiat há quase 20 anos. Com longa folha de serviços prestados ao fabricante ítalo-americano, Antonio, como prefere ser chamado, já morou na Inglaterra, na Espanha e nos Estados Unidos, antes de vir para o Brasil, em 2005, e se incorporar à planta da Fiat, em Betim. 

Um dos vários destaques em seu currículo é o amplo conhecimento sobre a FCA na América Latina por ter ocupado várias funções estratégicas durante sua permanência na região. Como reconhecimento ao trabalho focado e dedicado, ascendeu ao posto de diretor adjunto de manufatura e passou a ser o responsável pela operação da maior planta do grupo no mundo, a de Betim. Durante sua gestão, a fábrica bateu o recorde de produção, com o registro de 3.392 montados em um só dia, fato de relevo que teve repercussão internacional. Antes de retornar para o atual desafio, Antonio foi diretor geral da FCA na Argentina.

Na última segunda-feira (9), o mais jovem integrante do Group Executive Council (GEC), a máxima instância executiva do grupo, recebeu a impressa especializada de BH para um almoço. Descontraído e muito bem-humorado, Antonio revelou que é casado com uma mineira, tem residência fixa na capital e acaba de se tornar pai de Fellipo, seu primogênito, que recebeu o nome em homenagem a seu falecido pai. 

Durante a conversa informal, mostrou o quanto está preparado e capacitado para levar a FCA a voar novamente em céu de brigadeiro, depois de enfrentar as conhecidas turbulências que levaram a marca Fiat a perder a liderança que exerceu no mercado automotivo brasileiro por quase 15 anos ininterruptos. 

A nova gestão começa com pé-quente, fechando o mês de abril em primeiro lugar em vendas de automóveis e comerciais leves, com 37.355 unidades. Questionado se o número é pontual ou sustentado até o fim do ano, Antonio respondeu que, como FCA, ou seja, somando os resultados da Fiat e da Jeep, o trabalho que vem sendo feito é no sentido de assegurar a primeira colocação com as duas marcas juntas. 

Sobre novos investimentos na planta de Betim, o executivo deixou claro que nos últimos quatro anos foi necessário concentrar maiores esforços para a construção da fábrica da Jeep, em Goiana, em Pernambuco. No Nordeste foi instalada a moderna linha de montagem que hoje produz a bem-sucedida picape Toro e os dois SUVs da Jeep, o Renegade e o Compass. 

Mesmo sem poder revelar mais detalhes, a boa nova ficou por conta do anúncio de que, no próximo dia 2, em uma importante reunião chefiada pelo CEO mundial, Sérgio Marchionne, será apresentado o novo ciclo de investimentos nas quatro regiões de atuação da FCA para os próximos cinco anos, e a região que compreende o Brasil receberá um bom destaque. Com a planta nordestina em plena produção, desta vez os holofotes serão voltados para Minas, que deverá receber maior volume investimentos para modernização de suas linhas e produção de modelos inéditos, como um aguardado SUV compacto com a chancela Fiat. Por enquanto, nada oficial, mas é algo que poderá ser confirmado no começo do próximo mês. Antonio, seja bem-vindo novamente a Minas! E boa sorte em sua nova missão! 

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