RAIMUNDO COUTO

Ecos de Frankfurt

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2017 | 03:00
 
 
Lewis Hamilton e o inédito hipercarro da Mercedes, o Project One Daniel Roland/AFP

Retornando de mais uma cobertura do maior salão do automóvel do mundo, o de Frankfurt, na Alemanha, que fecha suas portas no próximo domingo (dia 24), como de costume, fazemos nessas ocasiões um balanço do que tivemos a oportunidade de assistir e reportar em nossos cadernos Super Motor, na rádio Super Notícia 91,7 FM e em nossas redes sociais.

Em um evento dessa envergadura, que conta com 11 gigantescos pavilhões espalhados por cerca de 200 mil m², é quase impossível eleger e destacar um modelo que possa, sozinho, representar tudo mais que ali foi exposto. Mesmo assim, vale ressaltar que em seu pavilhão exclusivo, a Mercedes-Benz provocou suspiros de toda imprensa mundial que, como nós, promovia a cobertura da 67ª edição da mostra automobilística alemã, ao mostrar com a pompa e circunstância que mereceu a ocasião o Project One, um verdadeiro carro de Fórmula 1 vestido para ser guiado pelas ruas. Coube ao principal piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, mostrar ao mundo o primeiro hipercarro híbrido da Mercedes AMG equipado com motor de 1.000 cv, o mesmo que equipa os carros dos pilotos da escuderia.

Mas o salão foi muito mais do que isso. Como esperado, a mostra encerra-se deixando cada vez mais clara a tendência da eletrificação dos automóveis em um futuro muito próximo. No entanto, não haverá uma ruptura abrupta da matriz energética hoje em utilização. Haverá uma transição em dois estágios, afinal, o mundo não pode dar saltos. Primeiro virão os motores híbridos, ou seja, movidos a gasolina e alternando-se com um segundo propulsor, elétrico. Em uma segunda etapa, acontecerá a definição pela escolha definitiva da eletricidade como meio de propulsão de nossos automóveis.

A propósito, o evento na Europa também mostrou que essa corrida é contra o relógio. Determinados fabricantes estão mais avançados em pesquisas do que outros. A alemã Volkswagen, por exemplo, projeta para o ano de 2025 comercializar 1 milhão de carros “verdes”, como são chamados os produtos com zero emissão de poluentes na atmosfera.

Uma prova do avanço neste sentido estava presente no pavilhão da marca, a família de conceitos elétricos ID Concept, que ganhou os holofotes em Frankfurt. Por lá, também há o estudo de um novo sedã elétrico, nos mesmos moldes dos já apresentados ID Buzz MPV (van inspirada na velha Kombi) e ID hatchback.

Por falar em Volks, em entrevista coletiva para imprensa brasileira, o presidente da fabricante no Brasil, David Powels, confirmou a importação do SUV Tiguan All Space, com sete lugares, para o primeiro trimestre de 2018. Descontraído e acessível, o executivo estima que o segmento dos utilitários-esportivos, os SUVs, responderá com 35% do total das vendas de veículos no país nos próximos anos.

Fechadas as portas do IAA 2017, o mundo das quatro rodas agora se prepara para as quatro próximas grandes mostras automotivas, que acontecerão nesta sequência em 2018: em janeiro, o anual Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Em março, o tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Em setembro, o Salão de Paris, na Cidade Luz. E, em outubro, o nosso não menos consagrado Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.