RAIMUNDO COUTO

História é para contar (I)

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2018 | 03:00
 
 
Igor Veiga

Os emblemas que caracterizam as marcas de automóveis definem sua personalidade e trazem a reboque diversos aspectos da história das fabricantes. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, as primeiras marcas de carros não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos. Nesta e na próxima semana, vamos contar a curiosa história por trás de cada um desses logos.

Começando pela Audi, as quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede em Nekarsulm, na Alemanha.

Já a BMW traz como emblema uma hélice de avião, nas cores azul e preto. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de Fábrica de Motores da Bavária (Bayerische Motoren Werk, em alemão).

Da Alemanha para os Estados Unidos, diz a lenda que o logotipo da Chevrolet, em forma de gravata borboleta, foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca, que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet. Na Chrysler, a antiga estrela de cinco pontas formada a partir de um pentágono com cinco triângulos representava a precisão da engenharia. No entanto, o logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.

Hoje, também da FCA, a Dodge tem como logotipo um búfalo, que simboliza a cidade de Dodge, no Estado do Kansas. Já a marca Jeep vem da pronúncia das letras G e P em inglês, abreviação para General Purpose, termo usado para identificar os modelos destinados a vários tipos de uso.

Da América para a Itália, a Alfa Romeo tem seu símbolo composto pela bandeira com a cruz vermelha, presente no brasão da cidade de Milão, e pela serpente devorando um homem, símbolo da família real milanesa. O nome da marca italiana, fundada em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da Alfa Romeo.

Criativos, os franceses da Citroën contam com dois "V" invertidos, conhecidos na França como “Deux Chevron”. Eles simbolizam a engrenagem bihelicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca. Na próxima semana, seguimos no assunto. Até lá!