RAIMUNDO COUTO

Muita calma nessa hora

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2017 | 03:00
 
 
Mercedes-benz/divulgação

Certamente, o atento leitor (a) faz parte de um time que, de modo geral, imagina serem as batidas (trombadas) em cruzamentos as responsáveis pelo maior número de sinistros gerados pelas seguradoras. Que nada! Um estudo recente identificou que cerca de 40% dos acidentes veiculares, que resultam em perdas ou danos materiais, ocorrem ao manobrar ou estacionar o carro.

De acordo com a pesquisa, a frequência dos acidentes durante o estacionamento e as manobras aumentou mais de 30% nos últimos dez anos. Ao todo, eles representam 44% das ocorrências com perdas ou danos materiais. Outro dado curioso aponta que a grande maioria das batidas ao estacionar ou manobrar acontece quando se dá marcha à ré no veículo. Situações como essa são responsáveis por mais de 70% dos sinistros e próximo de 85% dos pedidos de indenização por danos materiais. Ao engatar ré no carro, é preciso redobrar a vigilância, manter o vidro traseiro limpo e frequentemente revisar o sistema dos retrovisores, principalmente se o ajuste se der por comando elétrico. Talvez você não saiba, mas oito a cada dez batidas em estacionamentos acontecem quando o motorista sai de uma vaga, e apenas 16% quando está entrando nela. Para se chegar a esses números foram analisados cerca de 3.500 sinistros.

O estudo levantou também os tipos de carroceria dos automóveis nessa amostragem. Entre vários fatores, a pesquisa atribui também o aumento dos acidentes durante o estacionamento e as manobras devido às mudanças nos formatos dos veículos e ao crescimento contínuo da urbanização. Nas últimas décadas, os carros ficaram mais largos e compridos, enquanto o tamanho das vagas permaneceu o mesmo. Além disso, a visibilidade dos condutores foi consideravelmente reduzida, particularmente nas janelas traseiras e laterais, como consequência das mudanças na estrutura e no design.

As análises mostraram que as caminhonetes e as vans ocasionam 30% mais acidentes do que veículos pequenos ou compactos. Quase a metade de todos os pedidos de indenização analisados pelo estudo, ou seja, 41,7%, resultaram de batidas de um veículo contra outro parado, sendo que o primeiro estava estacionando e dando marcha à ré. A pesquisa também apontou que uma a cada cinco manobras envolveu dois carros que colidiram quando ambos estavam parando de marcha à ré. A proporção de acidentes durante manobras que resultam em lesões corporais é de apenas 4%. No entanto, aqueles que envolvem pedestres ou ciclistas podem ser graves – dois terços dos acidentados com vítimas são de pessoas acima de 65 anos.

Para terminar, o estudo mostrou que muitos sistemas de alerta de estacionamento atualmente instalados nos veículos têm uso limitado, isso porque não cobrem as laterais dos veículos e fazem com que muitos condutores confiem demais nesses dispositivos e não ajam com a rapidez necessária. Portanto, fica a dica e um alerta: redobre a atenção, em shoppings, principalmente os que estão com estacionamentos quase sempre cheios, uma situação que faz aumentar os riscos de encontrar um desatento manobrando o carro nas vagas. Fique ligado, tome muito cuidado e tenha sempre atenção na hora de entrar ou sair da vaga.