Raquel Faria

Kalil & Pimentel
Publicado em: Thu Nov 24 02:00:00 GMT-03:00 2016

Kalil & Pimentel

Kalil está atuando nos bastidores a favor de Pimentel. Sabe-se de boa fonte de pelo menos um caso de deputado estadual a quem o prefeito eleito pediu voto para barrar a abertura de processo contra o governador no STJ. Pode haver outros casos.

Pontes abertas

O gesto de Kalil é mais um claro indicador das boas relações que ele vem construindo com Pimentel. A própria campanha ajudou a aproximar os dois, com o prefeito eleito recebendo no segundo turno o apoio velado e o voto certo dos principais partidos aliados do governador.

Meada sem sim

A delação da Odebrecht significará na prática a abertura de uma nova Lava Jato, pelo volume de apurações e número de suspeitos que agregará à operação. A delação de Eduardo Cunha deve abrir outra frente gigantesca de alvos e apurações. Tudo isso demandará longo trabalho. Na PF já circula previsão de que as investigações se prolonguem por cerca de oito anos – ou mais.

Aposta da hora

Exportadores do agronegócio estão segurando o embarque de produtos, segundo membro do alto escalão federal. É uma aposta cambial. Quando eles agem assim é porque têm expectativas de alta do dólar.

Medo no ar

As expectativas econômicas no país estão piorando, com o otimismo dando lugar ao sentimento de apreensão com o futuro. Essa mudança ficou nítida na entrega anual do Prêmio Equilibrista, que reuniu, na última terça-feira, os executivos financeiros filiados ao Ibef mineiro. A preocupação perpassou os discursos e as conversas, verbalizada especialmente pelo líder “ibefiano” Carlos Alberto Teixeira. A crise começa a assustar.

Mesmas marcas

Neste ano, o Ibef homenageou Hermes Pardini, Localiza, Drogaria Araújo e MRV, empresas que vêm levando a maioria dos prêmios empresariais em Minas. “São sempre as mesmas”, como notou uma convidada. A repetida premiação confirma essas empresas como as grandes marcas mineiras da atualidade. Por outro lado, também aponta uma estagnação ou vácuo no processo de criação de novas marcas corporativas no Estado.

Ação política

Falando em Araújo e Localiza, os seus líderes Modesto Araújo e Salim Mattar são apontados nos bastidores como idealizadores e patronos do Partido Novo, legenda que ainda abriga Marcos Santana (ex-dirigente do Sicepot) e nasce com forte conexão empresarial. Iniciativas como o Novo expressam participação e interesse crescentes do empresariado na política.

Amados troféus

O conselheiro do Cruzeiro e advogado Sérgio Santos Rodrigues (à direita) com o dirigente cruzeirense Bruno Vicintin durante o lançamento do seu livro “Nossa Sala de Troféus”, em que recorda com textos e imagens as disputas e conquistas celestes e “leva para a sala do torcedor” os troféus tão venerados e desejados, símbolos maiores da força do time.

Unidos do racha

Mais rachados do que nunca, com Alckmin e Aécio em guerra aberta pela candidatura presidencial do PSDB, os tucanos vão tentar baixar as armas e posar todos juntos nesta sexta-feira, 25. O ato para mostrar unidade será no encontro nacional de prefeitos eleitos do partido, marcado em Brasília.

Nível controlado

A briga pela candidatura passa antes pela disputa dos cargos de comando do partido e da sua representação no Congresso. No momento, há certo esforço para não acirrar demais o clima interno. Da sua parte, Alckmin vem adiando a marcação de um jantar com empresários mineiros para não irritar Aécio. O evento que seria em dezembro já passou para janeiro.

Ironia

O artista plástico Henrique Bastos, especialista em pinturas de ação, abre nesta sexta-feira, na galeria do Espaço 670, a mostra Ironia, com oito novos trabalhos onde cor e movimento se interagem. Na rua do Ouro, 670, Serra.