Fique de olho

Cadastro da biometria

É preciso ir a um posto do Tribunal Regional Eleitoral e fazer o cadastro para, depois, não ficar à margem da democracia

Por Ricardo Sapia
Publicado em 20 de setembro de 2019 | 03:00
 
 

A importância das eleições para o brasileiro ainda não conseguiu alcançar um patamar desejável. Nesta semana, recebi nos estúdios da rádio Super 91,7 FMRogério Medeiros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que está viajando pelo Estado para divulgar a importância de o cidadão fazer o cadastro da biometria, que vai se tornar obrigatório em todo o Estado daqui um tempo. Em alguns municípios, a biometria já era obrigatória desde a eleição passada.


Somente em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, quase 90.000 mil eleitores foram impedidos de votar porque não fizeram o cadastro. 
Um detalhe: quem não se cadastrar ficará impedido de tirar passaporte e prestar concurso público, além de ter o CPF cancelado, mas isso é o mínimo que você, cidadão, pode perder.

O pior é você não ter o direito de exercer a democracia com seu voto e, depois, não poder cobrar do político que foi eleito e ficar apenas atrás do computador, muitas vezes ofendendo os políticos e sem legitimidade alguma. 


Portanto, vou puxar sua orelha hoje: – vá até um posto do Tribunal Regional Eleitoral e realize seu cadastro para, depois, não ficar à margem da democracia. Para agendar um horário, telefone no 148.