ROTARY

Importância do instrutor distrital

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 30 de março de 2015 | 03:00
 
 

Ao criar o Plano de Liderança Distrital (PLD), em 2000, o Rotary incorporou o Plano de Liderança dos Clubes (PLC), instituiu o Planejamento Estratégico, reestruturou os programas de treinamento e capacitação e estabeleceu uma série de mecanismos para fortalecer clubes e distritos. Assim, foram criadas as figuras do instrutor distrital e dos governadores assistentes, além de reestruturadas as comissões distritais.

O instrutor distrital tem papel fundamental no desempenho do governador do distrito. A atuação dele começa na coordenação e no planejamento das atividades de capacitação. Os eventos sob sua responsabilidade são seminários de treinamento da equipe distrital; assembleia distrital; seminários sobre desenvolvimento do  Rotary, imagem pública e fundação rotária; e programas de capacitação de líderes, Rotaract e Interact Clubs.

Para ser instrutor é necessário ter servido ao Rotary como governador de distrito, governador assistente ou presidente de comissão distrital; estar atualizado nos assuntos rotários; ter experiência de gestão; saber planejar, revisar, avaliar e cobrar resultados; e oferecer orientação contínua a rotarianos. Suas principais responsabilidades são participar dos treinamentos para instrutores distritais, implementar a parte programática de todos os seminários e reuniões de treinamento; determinar a metodologia a ser empregada; selecionar e preparar os líderes de treinamento; preparar e distribuir os materiais informativos; analisar as avaliações; empreender, quando conveniente, conferência pela web como um método de treinamento.

Em síntese, podemos afirmar, sem medo de errar, que o instrutor distrital é o cérebro dos processos de capacitação do distrito.

Alberto Bittencourt, governador 2004-05 do distrito 4500 e instrutor distrital 2007-08, 2012-13 e 2014-15.