Sabores do Mundo

quintino@otempo.com.br Renato Quintino é professor e consultor de gastronomia, vinhos e harmonização, guia de turismo gourmet e enológico e escreve o blog www.renatoquintino.com.br

Butiquim em Nova York

Publicado em: Sex, 19/09/14 - 15h09
Pão de queijo do restaurante The Fourth, de Nova York, que volta às origens brasileiras | Foto: Renato Quintino/Divulgação


Quando certa vez me perguntaram uma dica onde seria possível sentar, beber cerveja e comer tira-gostos em Nova York, respondi que a pessoa estava indo para a cidade errada. Mas, a partir da semana passada, essa cena mudou, o chef brasileiro radicado na cidade Marco Moreira, abriu seu Butiquim na Union Square, o primeiro boteco-restaurante sério da cidade.

Moreira faz sucesso em Nova York – e não é pouca coisa num lugar “onde os fracos não tem vez” – com um trabalho sério e consistente no seu Tocqueville, domina muito bem a cozinha japonesa, abriu no ano passado o The Fourth (onde já servia pão de queijo) e agora volta às origens brasileiras com seu Butiquim.

O chef está em Nova York há 32 anos, desenvolve esse projeto a quase um ano e, agora, celebra a cozinha brasileira com opções como feijoada, bolinho de bacalhau, moqueca e cortes de carne servidas na tábua com guarnições.

O cardápio começa com cozinha de butiquim, com opções como pasteizinhos de carne (filled with ground beef, tomatoes e olives), pasteizinhos de palmito (filled with braised hearts of palm & tomato), pão de queijo (cheese bread), pasteizinhos de queijo minas (filled with fresh cheese) e calabresa acebolada (grilled brazilian sausage e onions).

Entre os aperitivos estão uma sopa de palmito, salada de palmito e tomate e camarão grelhado “on the beach” e, como pratos principais, o Butiquim traz no coração da Union Square, em Nova York, frango ao molho pardo (galinha caipira à cabidela), moqueca baiana, bacalhau com azeitonas, tomate e azeite e nosso mineiríssimo leitão à pururuca (roast suckling pig, farofa, collard greens).

Feijoada

Duas opções de feijoada arrematam o cardápio, com a opção vegetariana e a feijoada completa. Como não podia deixar de ser – nosso churrasco é famoso no mundo inteiro –, Moreira serve cortes nobres de carnes grelhadas, como costeleta, fraudinha, costela, além da campeã picanha (preferência nacional) e um churrasco para dois.

Além de toda a proposta, a página da One Five Hospitality Group (www. onefivehospitality.com/restaurants/botequim), de Marcos Moreira, está na primeira foto com vinhos e cervejas brasileiras, como os Dádiva e Pizzato Chardonnay, Concentus Pizzato, Lídio Carraro, Salton Volpi e as excelentes cervejas Colorado, de Ribeirão Preto, Visnhú, Guanabara e Bertho. Bravo!

Receita

CRÈME BRÛLÉE DE GENGIBRE

Modo de fazer:Numa panela média, aqueça 4 xícaras de creme de leite fresco e 1/2 xícara de gengibre fresco picado. Reduza o fogo para mínimo e cozinhe por cerca de 30 minutos.

Segundo Passo: Coloque 8 ramekins ou potinhos individuais em um tabuleiro. Preaqueça o forno a 180°C.

Terceiro passo: Em uma vasilha, bata 12 gemas de ovos com 1 xícara de açúcar. Gradualmente, acrescente o creme de leite. Coe em uma outra vasilha e descarte o gengibre. Coloque este creme nos ramekins e cubra com água quente em volta até a metade da altura dos ramekins. Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 a 50 minutos, ou até o centro do creme estar firme. Retire do forno, retire do tabuleiro e deixe esfriar completamente. Cubra cada ramekin com um plástico filme e leve à geladeira até estar pronto para ser servido.

Finalização:Na hora de servir, retire os ramekins da geladeira, salpique por cima açúcar cristal e queime com o auxílio de um maçarico. Sirva imediatamente.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.