Serginho do Volei

Serginho Líbero

A fisiologia no esporte é a sintonia fina dos times

Publicado em: Sáb, 01/02/20 - 03h00

Existe individualidade dentro de um ambiente coletivo? Sim! Atletas de esportes coletivos devem executar os mesmos exercícios, treinar com a mesma carga e intensidade? Não! Um atleta mais velho precisa treinar tanto quanto um atleta mais novo? Um atleta mais novo deve treinar exaustivamente em várias categorias? Atleta não é máquina, ser atleta de alto rendimento é não ter uma saúde tão invejável quanto a maioria pensa. A dor acompanha, o corpo não suporta a carga e dá sinais. Frequentemente essas dores são combatidas por médicos e fisioterapeutas que nem sempre conseguem curar o jogador a tempo de um jogo importante. Qual é a solução? Jogar com dor, normal. Diante de um calendário com muitos jogos parar não é uma opção. 

Identificar como lidar com cada atleta e qual é a carga de treino ideal é uma tarefa duríssima. Quantos times de vôlei no Brasil contam com fisiologista? Europa? Desconheço. Creio que esse é um dos motivos que limita a grande maioria no planejamento. Vejo testes com atletas de futebol durante a temporada regular. Apresentação e exames de rotina, controle sistemático diário para avaliar a condição dos atletas, evitar lesões e explorar ao máximo o que cada um pode oferecer. A fisiologia no esporte é a sintonia fina dos times. Prevenção! 

Alguns meses jogando e vivendo na europa percebo que não ter uma comissão técnica e médica efetiva é recorrente e assustador. Oitenta e cinco por cento dos times profissionais ou que se reconhecem como tal não têm o básico. Cobram profissionalismo, mas não oferecem o básico. Confesso que ando assustado conhecendo a maioria, mas feliz por ter feito parte do que tem de melhor no mundo do vôlei por muitos anos. 

Tenho 40 anos, quarentinha pessoal, estou inteiro, sem cirurgias, sem lesões graves, sem lesões crônicas. Me sinto igual aquele anúncio de jornal de carro “velho”, raridade. Fui muito bem cuidado por profissionais de primeira linha, reconheço e agradeço. Em breve estarei no time da “geração saúde”, esse pessoal que se exercita para se manter saudável e em forma.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.