Sergindo do Vôlei

Só grandes jogos disputados na Copa Brasil de Vôlei

Quanto mais times fortes, mais emoção, mais equilíbrio para as competições

Por Serginho do Vôlei
Publicado em 29 de janeiro de 2022 | 03:00
 
 

Overdose de Copa Brasil! Reparem, não é Copa do Brasil, diferente do futebol. A intenção foi boa mas 90% das pessoas falam, escrevem e postam Copa do Brasil. Irrelevante também dentro da proposta para hoje. No vôlei chamamos de Copa Brasil! Fato importante é que só teremos jogão, os que se foram no masculino e os que virão no feminino.

Até o fechamento da edição, fui surpreendido pela derrota do Sada Cruzeiro e pela bela atuação do vencedor e finalista Campinas. Em um jogo decidido nos detalhes, com diferença mínima na maioria dos sets, incluindo um tie break vencido por 15 a 13, muito comemorado pelo time paulista.

Foram duas semifinais entre mineiros e paulistas. Na primeira delas, o time do Minas carimbou o passaporte para a final, ganhando de Guarulhos. Para quem sonhou em mais uma final do pão de queijo, acabou ganhando um duelo entre Minas  e Sampa.

Quanto mais times fortes, mais emoção, mais equilíbrio. Saudade do tempo em que o Brasil tinha 16 times na Superliga A, com oito equipes brigando pelas primeiras posições.

A formação dos times que disputam a Copa Brasil está ligada à classificação da Superliga que está em andamento. Ao final do primeiro turno, os oito melhores se enfrentam em jogo único. Os quatro vencedores jogam semifinal e final, em sede única, previamente escolhida. 

Semana que vem, o feminino vem para arrepiar as estruturas e mais uma vez os times mineiros figuram como favoritos ao título. Minas Gerais é o estado do voleibol sem sombra de dúvidas. Paralelo à Copa Brasil, teremos rodadas da Superliga A e Superliga B, no masculino e no feminino. É complexo, uma confusão de datas e campeonatos encavalados. Confesso que confundem até o colunista.