Serginho Líbero

Sobre fundamentos

Quem não abre mão dos números para analisar uma partida de vôlei? Números são frios, concordo.

Por Serginho Líbero
Publicado em 11 de janeiro de 2020 | 03:00
 
 

Quem não abre mão dos números para analisar uma partida de vôlei? Números são frios, concordo. Por outro lado, eles dão uma bela ajuda quando se quer entender o jogo. Na sua opinião, qual é o fundamento mais importante no vôlei, aquele que ganha jogo? Muitos dirão: ataque. Óbvio.

Eu aposto no “side-out”, mais conhecido como virada de bola. Ele engloba três fundamentos: passe, levantamento e ataque. Avaliações comprovam que quem tem os melhores números nesse conjunto dificilmente perde o jogo. Vamos analisar o último clássico mineiro pela Superliga: o Sada Cruzeiro fez 51 pontos de ataque, contra 42 do Minas; seis pontos de saque contra sete; e cinco de bloqueio contra sete. Para finalizar, o Minas ainda errou menos do que o time azul: 29. Já o time do Sada Cruzeiro cometeu 32 erros.

O Minas foi superior na maioria dos fundamentos e perdeu na virada de bola. Ela alimenta o jogo, dá confiança, moral durante os sets. Receber o saque adversário e colocar a bola no chão com eficiência faz muita diferença.

É possível ganhar um jogo sem bloquear. Também é possível ganhar sem defender. Quase impossível é ganhar um jogo sem um bom side-out.

 

Sada Cruzeiro

Analisar os números da temporada e planejar metas possíveis são características objetivas do Sada Cruzeiro, que sempre deram muito certo. Quanto alcançaram e quanto podem alcançar, isso é abordado pela comissão técnica todos os anos.

Já perceberam que a escola asiática não faz frente aos grandes times no masculino como antigamente? Dominavam o volume de jogo e fundamentos como passe e defesa.

Hoje a força faz diferença, e a escola mais técnica do mundo não faz frente aos grandes times do cenário mundial.