Silvana Mascagna

SILVANA MASCAGNA escreve no Magazine às quartas-feiras. mascagna@otempo.com.br

O melhor amigo de Paco

Publicado em: Qua, 13/07/16 - 05h00

Paco tem um melhor amigo. E não sou eu. É Floriano, com quem ele passa as segundas e quintas e, eventualmente, fica para pouso em finais de semana.

São do mesmo tamanho e têm a mesma vibe “paz e amor”. No quesito “quero ter um milhão de amigos”, porém Floriano ganha. Paco é, digamos, mais seletivo. O primeiro é carismático, e o segundo, tímido.

Brincam de luta e de correr no enorme quintal da casa de Floriano, mas curtem muito um soninho da tarde, tranquilamente. Adoram (mais Paco do que Floriano, na verdade) quando, da mangueira, caem mangas madurinhas para saborear.

Não são arteiros, embora já tenham destruído, juntos, duas ou três hortas, tenham roubado, separadamente, carnes de churrasco e revirado lixo vez ou outra. Coisas de meninos!

Mas são seres iluminados! Praticam o desapego, por exemplo. O que é de um o outro pode pegar sem estresse. Paco come a comida de Floriano e vice-versa. E, nos dias em que Paco fica pra dormir, adivinha? Um dorme na cama do outro.

Quando Floriano hospeda Paco, os dois gostam de acordar todos da casa com a carinha mais linda do mundo: “Bom dia!”

Ficam tristes quando passam dias sem se ver e é sempre aquela alegria no reencontro. Paco e Floriano são melhores amigos.

E quem começou tudo isso foi Floriano, no dia em que topou com a gente numa praça lá no Santa Efigênia. Depois dos cumprimentos de praxe, Paco seguiu caminhando a meu lado. Mas Floriano, esse ser supersimpático, foi atrás, não de mim, mas de Paco, como se dissesse: “Ei, cara, vamos ser amigos?”. E assim foi, é, há quase um ano. Sem nenhuma briga, uma vida de amor e cumplicidade.

Não podia ser diferente! Esses dois camaradinhas têm muito em comum. Ambos são supermeigos, adoram carinho e são easygoing.

O que Paco e Floriano vivem, na verdade, é um “bromance” – combinação das palavras “brother” (“irmão” em inglês) e “romance”, utilizada para designar um relacionamento íntimo, amoroso, geralmente não sexual, entre dois caras. Mas que Paco e Floriano fiquem à vontade! Se rolar sexo entre eles, algum dia, nenhum problema. As famílias de ambos abençoarão!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.