SOMOS TODOS

Setembro é mês de muitas cores

Redação O Tempo

Por Raquel Penaforte
Publicado em 10 de setembro de 2018 | 03:00
 
 

Acredito que muitos de vocês devem ter visto ou ouvido algo a respeito do Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha que existe no Brasil desde 2015, dedicada à prevenção ao suicídio. A data é marcada no dia 10 deste mês.

Mas, setembro também é conhecido por outra cor. O movimento Setembro Azul é em comemoração às conquistas relacionadas aos surdos. Dia 26 é dia Nacional do Surdo, conforme a Lei 11.796/2008, e no dia 30, o dia Internacional do Surdo e também do Dia do Profissional Tradutor.

Eu poderia parar o texto aqui e contar um pouquinho da história desse movimento, falar das conquistas e da série de eventos marcados para o mês, mas, deixarei o assunto para uma outra coluna, porque, recentemente, descobri que setembro também é o mês da cor verde, em comemoração ao mês da pessoa com deficiência.

Além das datas relacionadas ao surdos, temos no dia 21 de setembro o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, mas antes disso, no dia 17, temos o dia o Dia Nacional do cego, e no dia 19 comemoramos o Dia do teatro Acessível. Confesso que não sabia dessas últimas e fiquei feliz, afinal, toda conquista deve ser comemorada, não é mesmo?

E, para comemorar, gostaria de convidar a todos para, no próximo sábado, 15 de setembro, participarem de um evento promovido pela minha querida amiga Cíntia Caroline, criadora do Costuras do Imaginário, em parceria com o Lar das Cegas. O evento vai acontecer à partir das 14h, no Floresça Café, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Além do lançamento oficial da nova coleção da marca, vai acontecer uma oficina de cerâmica promovida por mulheres cegas, além de roda de conversa sobre acessibilidade e inclusão. E o evento todo vai ter intérprete de Libras, além de audiodescrição. Eu vou, e você?