Somos Todos

Raquel Penaforte escreve a coluna Somos Todos

Setembro: um mês de comemorações

Publicado em: Sáb, 19/09/20 - 03h00

O ano de 2020 tem passado tão rápido que às vezes datas importantes quase passam despercebidas. Quase! Estamos no mês de setembro, que, para mim, sempre teve um significado especial. Além de ter sido o mês do meu casamento, é um mês repleto de datas importantes para o assunto que mais gosto de falar: acessibilidade!

Há anos, devido às datas que se referiam à comunidade surda neste mês, o período ficou conhecido como Setembro Azul, mas, com o passar do tempo, outras comemorações e lutas foram agregadas e deixaram o mês mais colorido. Você já deve ter ouvido falar no Setembro Amarelo, que fala sobre a prevenção ao suicídio, pauta importantíssima, mas ficará de tema para outra coluna. 

Hoje quero focar a outra cor, o azul, pois, logo no início do mês, no dia 10, comemoramos o Dia Mundial das Línguas de Sinais. Nem todos sabem, mas as línguas de sinais, que são usadas pelas pessoas surdas, pelos intérpretes e pelas demais pessoas inseridas na comunidade surda, não são universais, ou seja, cada país tem a sua. Aqui no Brasil, temos a Libras, que é a Língua Brasileira de Sinais (comemorada no dia 24 de abril) e, neste ano, a comunidade surda brasileira comemorou os 18 anos da Lei 10.436, que reconhece a Libras como um idioma oficial do nosso país.

Dezesseis dias depois, comemoramos o Dia Nacional dos Surdos. O dia 26 de setembro passou a ser a data oficial no ano de 1857, quando a comunidade surda teve a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil. Hoje, essa escola é conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e está localizada no Rio de Janeiro (RJ). O Ines é o responsável pelo ensino especializado de crianças e jovens e é referência para educação inclusiva.

Ainda falando sobre surdez, no dia 30, no final do mês, comemoramos o Dia internacional do Surdo. A data foi um reconhecimento mundial para relembrar o Congresso de Milão, que proibiu o uso das línguas de sinais no mundo. Então, esse é um dia para relembrar as lutas ao longo dos anos e comemorar as conquistas alcançadas pelas pessoas que se comunicam por sinais, em todo mundo.

Pulei uma data importante na sequência do calendário, pois eu queria muito dar um destaque especial para o dia 21 de setembro, que é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Como forma de celebrar o dia e discutir o assunto de forma interativa, na próxima segunda (21), o programa Interess@, da rádio Super 91,7 FM, vai trazer convidados especiais para falar sobre o assunto. E tem novidade: pela live do jornal O TEMPO, no site e no Facebook, vai ter interpretação em Libras comigo. Não perca!

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.