Super Fe

Aprendiz de marido, aprendiz de esposa

Publicado em: Qui, 23/03/17 - 03h00

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Salmo 127:1

Deus criou a família para ser o alicerce forte da sociedade, com princípios morais, éticos e espirituais, visando a felicidade e realização do ser humano. No entanto, muitas vezes, nos esquecemos de que Deus também se realiza na família. Quando uma família vai bem, todos vão bem, há menos conflitos e menos doenças. Mas quando a família vai mal, a sociedade sofre as consequências, como o aumento do consumo de drogas, discórdias, boletins policiais e separações que, por conseguinte, geram pais e filhos frustrados. Pesquisam demonstram que a maioria dos jovens que se envolvem com a criminalidade e o uso de drogas, inclusive as lícitas, como o álcool, é fruto de famílias desfeitas.

Uma vez esteio da sociedade, a família precisa ser constituída por bons maridos e boas esposas, porque é por meio de um relacionamento familiar saudável que o Senhor se comunica com o mundo. Uma família forte, bem estabilizada, faz também com que a sociedade e a Igreja sejam igualmente fortes. A Bíblia traz muitos exemplos de maridos e esposas que não foram exemplos para ninguém, como Nabal que era maldoso; Ananias, o mentiroso; Acabe que só obedecia à Jezabel, sua mulher; e Eva que incentivou o marido a pecar. Mas há também exemplos excelentes de quem honrou a família e a Deus, como Isaque e Rebeca; Zacarias e Ana; Áquila e Priscila; Maria e José.

Diante da intolerância, falta de diálogo e até de amor, muitos casais estão se divorciando. Nem sempre as pessoas querem fazer concessões para o outro, principalmente por tirarem Deus do relacionamento. Todavia, quando o casal está diante do Senhor, tudo fica mais fácil. Não se pode esquecer que o marido é o sacerdote do lar e deve levar e manter sua família aos pés da cruz de Cristo. A esposa, por sua vez, deve ser sábia, não induzir o esposo a pecar, vigiar palavras e atitudes, para que a família se mantenha saudável e unida.

O mundo moderno se preocupa mais em ensinar coisas que fogem dos ensinamentos divinos, mas precisamos aprender com o Senhor a sermos bons maridos e boas esposas. Amar e respeitar nossos cônjuges e nossa família vai nos ajudar a manter o nosso alicerce, como Deus desejou desde o princípio. Devemos sempre defender as nossas famílias, lutar por elas. Casais sábios, segundo o coração de Deus, não se separam por qualquer motivo, mas se perdoam sempre, porque defeitos e erros são inerentes a qualquer ser humano. Maridos e esposas sábios vão se preocupar sempre com o outro, mantendo um relacionamento que agrada a Deus.

Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a sermos, sempre, exemplos de maridos e esposas para a nossa sociedade.

Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
Twitter: @_JorgeLinhares


LEIA MAIS

Saiba mais sobre este assunto no livro “Aprendiz de Marido, Aprendiz de Esposa”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br

 

FÉ PRA VIVER

Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver.

 

MULHERES INESQUECÍVEIS

A 2ª Conferência Mulheres Inesquecíveis será realizada no dia 1º de abril, das 13h às 16h30, na Igreja Batista Getsêmani (rua Cassiano Campolina, 360, Dona Clara, em BH). Tema: “Endireitando a vida em tudo”. Palestrantes: pastoras Glenda Linhares e Alvani Miranda. Inscrições: R$ 20. Informações: (31) 3448-9898.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.