Super Fe

Fraqueza

Publicado em: Qui, 02/10/14 - 03h00

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:7-10

O apóstolo Paulo fez uma afirmação difícil de entender e de ser aplicada em nossas vidas. No entanto, é com essas palavras aparentemente contraditórias que aprendemos lições importantes. Sabemos que Deus amava Paulo mas, ainda assim, não o poupou de sofrimentos, como o que ele chama de “espinho na carne” que, embora seja tema de discussão através dos séculos, muitos teólogos afirmam que era uma enfermidade que o fazia sofrer muito. O apóstolo nunca revelou o que, realmente, o afligia. O que aprendemos é que não podemos interpretar os problemas que surgem em nossa vida como sinal de indiferença de Deus.

O Senhor pode usar calamidades para castigar os ímpios, mas também permite sofrimentos a seus filhos, com o objetivo de edificá-los. Ao longo da vida, passamos por aflições, necessidades, perseguições e angústias. Muitos personagens bíblicos também passaram por isso. Para Abraão a angústia foi ter de aceitar sacrificar o seu filho Isaque. Para José, foi ser vendido como escravo, tornar-se prisioneiro e viver longe do pai que ele tanto amava. Para o rei Davi foi, atravessar o vale da sombra da morte. Para Jesus, a angústia foi suar gotas de sangue no Getsêmani, sabendo que um dos apóstolos o trairia e que seria entregue à morte. Hoje, para muitos, angústia é ter filhos rebeldes, viciados, um casamento problemático, doenças na família.

Compreendemos assim, que os filhos de Deus sofrem nesta vida com perseguições, angústias, fraquezas e necessidades. Da mesma maneira que Deus se recusou a tirar o espinho de Paulo, poderá nos deixar sofrer com nossas tribulações. Mas, como o apóstolo Paulo, precisamos entender que o poder de Deus se sobressai na fraqueza. Não podemos nos deixar vencer pela amargura, pela incredulidade ou pela desesperança. Podemos, sempre, nos aquietar nos braços amorosos do Senhor, pois Ele é a nossa fortaleza.

Que o Senhor nos abençoe, para que tenhamos a consciência de que seu amor vai sempre nos alcançar e que sua graça nunca nos faltará.

Pr. Jorge Linhares

www.getsemani.com.br

Twitter: @_JorgeLinhares

LEIA MAIS

Saiba mais sobre esse assunto lendo o livro “Fraqueza”. Pedidos: (31)3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br.

TEATRO, DANÇA E MÚSICA

A Igreja do Evangelho Quadrangular convida para a 8ª Semana de Teatro, Dança e Música. Participação do Teatro Religare, Cia El Shaday, Teatro Impacto, além de vários ministérios de dança e ministérios de louvor. Serão cinco dias de cultura, arte e muita unção. De 13 a 17/10, às 19:30h, na rua Carlos Pinto Coelho, 33, no Vale do Jatobá, em BH. Entrada franca. Informações: 3385-8952 (Rosana).

JOVENS

A Mocidade e o Kadosh (grupo de adolescentes) do Ministério da Reconciliação (MIR) promove neste sábado (4), às 18h, a conferência “Jovens com propósito avançam”. Temas abordados: namoro cristão, missão, visão e destino. Ingresso: R$ 10. Endereço: rua Bandoneon, 722, Serra, em BH. Informações: 8457-3030, 9673-5556 e felipeweykman@gmail.com.

LOUVOR

A Igreja Vida Plena convida para o 9º Congresso de Louvor, neste sábado (4), às 19h, com apresentação de danças, teatro e muito louvor. Preleção: pastora Islene e equipe. Entrada franca. Rua José Izidoro de Miranda, 275, bairro Maria Goretti, em BH.

FESTA DA PADROEIRA

A cidade de Ilicínea vai realizar a festa de sua padroeira Nossa Senhora Aparecida, de 3 a 12 de outubro, com missa todos os dias às 19h. Em Três Pontas, a festa da padroeira será na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de hoje ao dia 12, também com missas às 19h. Na cidade de Campo do Meio também haverá missas às 19h, do dia 3 ao dia 11, além de barracas, leilões e show com Kléber Oliveira, da TV Aparecida, no dia 11.

CONGRESSO DE MULHERES

A Igreja Batista Getsêmani - Missão Anchieta vai promover, de 17 a 19/10, seu 1º Congresso de Mulheres. O tema será “Os desafios da mulher cristã no mundo moderno”. Preletores: Sônia Herbig, Cris Aragão, Káthia Dias e Augusto Cattabriga.Local: avenida Bandeirantes, 1.412, no Mangabeiras, em BH. Dias 17 e 18, às 19h30, e no dia 19 (domingo), às 10h e 18h. Entrada franca. Informações: (31) 9648-0904.

CONGRESSO GIDEÕES 24 HORAS

O Ministério 24 horas Diante do Senhor promoverá, de 6 a 8 de novembro, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte, o 2º Congresso Internacional de Intercessão e Adoração dos Gideões. O tema será: “Hora Final”, onde serão analisados os sinais da volta de Jesus. São apenas 600 vagas para os congressistas. Valor: R$ 60. Informações e inscrições: www.gideoes24h.com e (31) 3429-1400.

FESTA DOS TABERNÁCULOS

A Igreja Batista de Contagem (IBC) vai promover no dia 18 de outubro, às 18h30, no Sambódromo de Contagem, a festa Celebrando os Tabernáculos - a A Colheita. Louvor com o pr. Antônio Cirilo (Santa Geração). Entrada gratuita. Informações: 2557-7127.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.