ESPAÇO DA FÉ

Idolatria

Redação O Tempo

Por Jorge Linhares
Publicado em 14 de dezembro de 2017 | 03:00
 
 

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Isaías 42:8

Vivemos hoje uma realidade hedonista, onde a busca do prazer exacerbado, em todos os níveis, cria ídolos que se enraízam nos corações e mentes de muitas pessoas. No entanto, podemos perceber que não são apenas as imagens de escultura que são idolatradas, mas também ídolos, como a tecnologia, as artes, a cultura, a política, entre tantos outros que, assim, vão ocupando o lugar de Deus na vida de muitos.

Todavia, de acordo com a historicidade bíblica, o homem sempre foi idólatra, desde que, na antiguidade, construiu a Torre de Babel, passando por ídolos de barro, de pedra ou mesmo de ouro para adorá-los como se fossem deuses. Esse vocábulo “deus” significa qualquer coisa que recebe nossa devoção e preferência. O diabo sempre iludiu as pessoas, de forma que passem a construir e adorar outros deuses. Mas, nem sempre isso é coisa do inimigo, porque muitos desviam o louvor que deveria ser dado ao Senhor, em busca do seu próprio engano.

Atualmente, movimentos tidos como de nova era, trazem uma infinidade de opções para que as pessoas se afastem de Deus, fazendo-as acreditar que duendes, fadas, bruxas, entidades ou extraterrestres são divinos e poderosos e, portanto, merecem adoração. Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses.

O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle. Também o salmista nos alerta (Sl 115:4.8), que os ídolos não podem fazer nada por nós, porque têm boca mas não falam, ouvidos mas não ouvem, nariz mas não cheiram, suas mãos não podem apalpar, nem seus pés andarem e nem de sua garganta pode sair som algum. Portanto, aqueles que os adoram se tornam semelhantes a eles. E esse é o prêmio do idólatra, pois se torna nulo em seu entendimento.

Sabemos, no entanto, que o verdadeiro cristão não acolhe ídolos em sua casa ou coração. Mas sabemos também que Satanás utiliza de coisas que o crente, sem discernimento, coloca no lugar de Deus, podendo ser pessoas, trabalho, bens materiais, para tirar o louvor que é devido somente ao Criador.

O amor de Deus deve estar acima de tudo. O Senhor quer que amemos nossa família, nossos filhos, nosso pastor, nossa igreja, nossos amigos e nosso trabalho. O que não podemos é colocar ninguém acima do seu amor, porque Ele tem primazia em nossas vidas.

Para que as promessas de Deus nos alcance, temos que fugir de toda idolatria, como nos aconselha o apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios (1 Cor 10: 19-20), porque Ele, o Senhor, não quer que nos associemos a demônios, mas que o adoremos como Deus absoluto em nossas vidas.

LEIA MAIS

Saiba mais sobre este assunto no livro “Idolatria”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br.

FÉ PRA VIVER

Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver.

CAMILA CAMPOS

A cantora Camila Campos acaba de lançar o single “Me Deixa Te Sentir” nas plataformas digitais. O videoclipe da música está no novo site da cantora. A canção “Me Deixa Te Sentir” tem autoria de Eli Soares. O clipe foi gravado na belíssima paisagem da Estalagem do Mirante, na cidade de Brumadinho. Mais informações: www.camilacampos.com.